20 out 2022 Meio ambiente e sustentabilidade em pauta na assessoria de imprensa
Os consumidores estão mais ativos e engajados com as marcas. Diversos especialistas de empreendedorismo, marketing e vendas comentam que essa é a era do consumidor. E um dos principais fatores que influenciam positivamente a relação da marca com o público é a responsabilidade socioambiental.
Dessa forma, indústrias, marcas e empresas se preocupam em propor e divulgar ações, campanhas e pautas sobre o assunto na imprensa e mídias digitais. Essa mudança de consciência no consumo veio com as crescentes mudanças climáticas, desmatamentos, poluição do ar e da água, entre outros acontecimentos que estão degradando o meio ambiente.
Além do apelo nas redes sociais, as pesquisas também evidenciam o aumento do interesse do consumidor em marcas que se preocupam com ações sustentáveis. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Sistema Fiep, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.
Como esse assunto se torna pauta na imprensa?
Alguns dos critérios para virar pauta na imprensa são assuntos que estão em alta e que têm relevância social. O tema de meio ambiente e sustentabilidade aborda os dois. Neste artigo, falamos sobre algumas sugestões que os veículos de comunicação tendem a ter preferência nas pautas. E um deles são as ações de responsabilidade socioambiental, principalmente se tiverem um diferencial na sua abrangência e impacto.
Junte-se com a equipe da sua empresa e faça reuniões semanais, abordando sobre quais pautas sobre o tema podem ser feitas releases e abordados pela imprensa. Dessa forma, os benefícios são inúmeros, como o fortalecimento do branding, agregar valor à marca, expansão da oportunidade de negócios, entre outros.
ESD – a sigla do momento
A sigla EAD, em português, significa “Meio ambiente, social e governança”, ou seja, sustentabilidade empresarial. De acordo com informações do site oficial do Pacto Global, o termo foi cunhado em 2004 em uma publicação em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins.
Resumidamente, o termo foi incorporado mais especificamente para tratar sobre questões materiais e fazerem os empresários refletirem sobre responsabilidade fiduciária durante dezenas e centas de anos, e não meses.
A criação do termo ocorreu por resultado de um questionamento que o secretário-geral da ONU Kofi Annan fez a 50 CEOs de grandes instituições financeiras: como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais?
Qual a importância?
Uma empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados.
Agora que já sabe como meio ambiente e sustentabilidade são temas importantes para a sua imagem na mídia, não deixe de conferir também o nosso e-book gratuito sobre o que você precisa saber sobre planejamento estratégico de comunicação empresarial!
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