5 erros de comunicação interna que sua empresa deve evitar!

A comunicação interna é uma parte importante de toda empresa, tão importante quanto a comunicação externa. Isso porque, além de melhorar o desenvolvimento dos trabalhos, funcionários bem informados se tornam propagadores do discurso.

Imagine que num momento de crise ou mesmo quando um colaborador ouve pelas ruas alguém criticando o local em que ele trabalha, sabendo do discurso da empresa e de como ela é gerida, ele será o primeiro a defendê-la. Além disso, quando os funcionários estão envolvidos por meio da comunicação interna, eles se sentem parte do time e tendem a trabalhar com mais gosto pela companhia.

Sabendo da importância, veja abaixo alguns erros que listamos para que você não cometa na comunicação interna da sua empresa. Acompanhe!

1. Delegar a gestão do negócio para a comunicação interna

A comunicação interna deve criar uma identidade para a empresa e motivar para que todos estejam engajados nos mesmos propósitos. O ideal é que ela seja feita em parceria entre os setores de Recursos Humanos e Comunicação. Algumas vezes, profissionais de RH procuram passar a responsabilidade para a área de Comunicação quando as coisas não estão muito bem com os funcionários. Essa não é uma prática correta. A comunicação não depende somente de transmissão de informações. O bom clima organizacional demanda ações de relacionamento e gestão de pessoas para as quais o pessoal de RH tem maior capacitação.

2. Não compartilhar e alinhar informações

Este é um erro, afinal, para que todos os colaboradores da empresa estejam motivados a trabalhar e defendê-la, é preciso que se sintam parte da companhia.

Assim, procure compartilhar com eles quais são as estratégias de ação e os objetivos que a empresa espera obter ao final dos ciclos. Se a empresa tem metas, todos devem saber. Se a organização tem estratégias de ação, todos devem participar.

3. Errar na quantidade de comunicados

Comunicar pouco é ruim porque causa uma sensação de que nada está acontecendo. No entanto, muitos comunicados podem atrapalhar a importância das mensagens e tirar o foco dos funcionários de suas tarefas.

As mensagens precisam ser em quantidade adequada, de forma que os destinatários consigam perceber sua importância e que haja fixação do conteúdo.

Analise o que precisa ser enviado por e-mail, para que os colaboradores vejam de forma instantânea e o que pode ser, por exemplo, reunido num e-mail do tipo newsletter ou comunicado por forma de um mural na empresa. Diversifique os formatos e as ferramentas.

4. Usar termos técnicos que não são comuns a todos

Há termos na área de comunicação que não são comuns a todas as áreas e, assim, sua mensagem não será recebida pelos destinatários como você gostaria.

Outro erro é receber comunicados de um determinado setor da empresa para que seja passado aos demais e apenas encaminhá-lo, sem que seja reescrito com a linguagem padrão e com um filtro dos termos técnicos sendo mais bem explicados.

Os comunicados devem ser de fácil entendimento, desde os funcionários com grau de instrução mais inferior, até cargos de diretoria, quando o recado for dirigido a todos.

5. Não escutar a opinião dos outros

Comunicação não é uma via de mão única, pelo contrário, é necessário comunicar e também ouvir. É importante que a empresa tenha canais de comunicação onde os funcionários possam dar opiniões e fazer críticas.

Ouvir os colaboradores também é uma forma de fazer com que eles se sintam parte da equipe e importantes para o crescimento da empresa.

Depois de aprender alguns dos erros que não devem ser cometidos, dê uma lida neste artigo para aprender a escolher os melhores veículos de comunicação interna.

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