Como escolher os melhores veículos de comunicação interna?

As organizações necessitam de veículos de comunicação para garantir que os colaboradores estejam alinhados e informados a respeito das mudanças internas, das oportunidades de crescimento e dos resultados, independentemente do tamanho da empresa.

O melhor veículo a ser aplicado em seu empreendimento depende de algumas características da empresa, dos trabalhadores e do que será divulgado. As informações tendem a ser verticais ou horizontais, sendo a primeira a mais comum, com a divulgação focada de cima para baixo — dos gerentes para os subordinados —, e a segunda destinada a pessoas do mesmo nível hierárquico.

Quer saber quais são os melhores veículos de comunicação interna? Continue a leitura e descubra!

Newsletter

Funciona como um boletim informativo periódico que integra diferentes públicos da empresa, sendo mais utilizada online, pois reduz os custos de impressão e se adapta à forma mais procurada de comunicação da geração atual.

Pode ser transmitida também por SMS, MMS ou outras formas de comunicação eletrônica. É necessário que a empresa tenha o cadastro de colaboradores sempre atualizado para garantir que recebam o boletim.

Jornais e revistas corporativas

Também produzido periodicamente e com datas normalmente definidas, transmite internamente informações para os colaboradores e permite que tenham espaço para expressar suas opiniões.

As informações mais comuns são as referentes à carreira, aos treinamentos, à qualidade de vida no trabalho, aos novos produtos e procedimentos, aos aniversariantes, além de ajudar a reforçar os valores da empresa.

Mural

Mesmo sendo um recurso utilizado há muito tempo e considerado ultrapassado por muitos, ainda traz bons resultados e apresenta baixo custo de manutenção. É simples de manter e deve ser colocado em um lugar de fácil acesso e de grande circulação, como em refeitórios ou próximo ao registro de ponto, por exemplo.

Alguns cuidados são fundamentais para que o mural se torne atrativo aos colaboradores, atentando para a organização dos tópicos, a criatividade, a fonte adequada para facilitar a leitura e a sua atualização periódica.

Reunião e eventos

A reunião é um veículo que traz mais aproximação entre os diretores e seus subordinados, devendo ser realizada periodicamente para apresentar as metas, os resultados e os feedbacks. É praticamente unanimidade nas empresas como veículo de comunicação, sendo complementada, muitas vezes, pelos outros veículos descritos neste post.

Os eventos são uma ótima forma de aproximar os colaboradores de uma empresa, criar boas relações de trabalho e eliminar barreiras que existem com a administração.

Intranet

A intranet possibilita o acesso a informações da empresa e oferece suporte às rotinas de trabalho. O veículo divulga notícias relacionadas ao negócio, permite a comunicação de colaboradores de setores diferentes e reduz a circulação de papéis. Apenas os empregados têm acesso à plataforma.

TV corporativa

Ainda é um canal visto como viável apenas para grandes corporações, pelo nível de complexidade que as pessoas acreditam ter. Porém, com os frequentes avanços tecnológicos, a TV corporativa se tornou mais simples de se realizar e de ser mantida.

Por meio de um software de gerenciamento de conteúdo, esse canal transmite mensagens da empresa para os colaboradores, atendendo todos os setores da organização.

Campanha

Quando há um tema importante a ser comunicado, é interessante realizar uma campanha de comunicação interna bem planejada. Nesse caso, todos os veículos citados podem ser utilizados, além de outras ferramentas, como outdoor, adesivação de elevadores, panfletos e cartazes.

Quando o veículo é bem desenvolvido e as informações chegam aos empregados, comunicações de caráter negativo aparecem com menos frequência, como fofocas, suposições e especulações, evitando mal-entendidos e colaboradores desmotivados por não se sentirem parte das decisões da empresa.

Os veículos de comunicação interna são uma estratégia para aproximar empresa e colaboradores, além de alinhar metas e resultados internos. Por isso, quando os resultados não são como o esperado ou quando não existe um departamento voltado para a comunicação interna, é interessante pensar na contratação de empresas especializadas em comunicação empresarial.

Qual é o veículo utilizado em sua empresa? Quais outros canais você acredita que funcionariam? Deixe seu comentário!

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