Como evitar ruídos na comunicação da sua empresa

De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, falhas e ruídos de comunicação são responsáveis por 60% dos problemas corporativos. Quando a comunicação interna é eficiente, erros, retrabalho, conflitos e desmotivação não fazem parte da rotina da empresa.

É a comunicação interna que garante o bom relacionamento entre gestor e colaborador e entre a própria equipe. Essa ferramenta é fundamental para o sucesso de qualquer organização, seja qual for sua área de atuação e seu porte.

Para que ela seja eficiente e não deixe espaço para problemas, é preciso definir estratégias de otimização, de acordo com a realidade e as necessidades da sua empresa. Se você quer descobrir o que é preciso fazer para evitar ruídos na comunicação da sua empresa, continue acompanhando o nosso artigo!

Estabeleça a cultura do diálogo

Comunicar de forma clara e ouvir com atenção é a melhor maneira de evitar ou solucionar problemas. Incentive seus colaboradores a conversarem entre si e com os diretores e gestores, de forma clara e direta.

Estimule o feedback na empresa

Avaliar e opinar sobre o trabalho de outra pessoa pode ajudá-la a aperfeiçoar seus procedimentos. Por outro lado, saber ouvir críticas e opiniões sobre suas tarefas é igualmente importante para o desenvolvimento profissional.

Forneça feedbacks regularmente para seus colaboradores e incentive cada setor a fazer o mesmo. Fazendo do feedback um hábito, é mais fácil identificar o que está dando certo e ajustar rapidamente o que precisa de melhorias.

Confirme que a informação foi compreendida corretamente

A teoria da comunicação nos ensina que ela é um processo composto por um emissor, uma mensagem e um receptor. O emissor envia uma informação para o receptor, que a recebe através de um canal de comunicação, como a própria fala ou um meio escrito.

No caminho entre destinador e destinatário, a mensagem pode encontrar alguma espécie ruído, capaz de distorcer a informação que chega até o receptor.

E essa é a principal causa dos problemas de comunicação em uma empresa: um colaborador fala A e outro entende B. Problemas na interpretação da mensagem ou outras falhas de comunicação podem gerar uma série de erros. Quando você passa uma informação, é fundamental confirmar se ela foi compreendida corretamente e abrir espaço para o esclarecimento de possíveis dúvidas.

Adote canais oficiais de comunicação

O número de pessoas e informações que circulam dentro de uma empresa diariamente é alto. Nesse cenário, é muito fácil que uma informação seja distorcida ou se perca.

Quando a empresa não tem canais de comunicação oficiais, qualquer boato ganha força e se espalha com facilidade. Mesmo sem querer, a organização acaba sintonizando a frequência da “rádio corredor”.

Garantir que público interno esteja bem informado sobre tudo que acontece na empresa é a melhor forma de evitar especulações e fofocas, grandes inimigas da produtividade.

Para isso, é preciso conhecer bem a realidade e as necessidades da sua equipe, elaborando um bom plano de comunicação interna. Depois de analisar e estudar a organização, é mais fácil identificar quais ferramentas e práticas serão mais eficientes.

Comunicadores internos, mural, TV corporativa, informativos impressos ou online: existem vários canais de comunicação que podem ajudar a sua empresa a se comunicar melhor.

Promova momentos de integração

Quando os colaboradores e gestores tem momentos de integração durante suas rotinas de trabalho, os ruídos de comunicação perdem força. Pode ser num intervalo para o café ou alguns minutos depois do almoço: bastam alguns minutos de conversa para fortalecer os relacionamentos, melhorar o clima organizacional e identificar situações que podem gerar problemas.

Engaje os colaboradores

O time que compõe a sua empresa pode ser muito talentoso e competente, porém, sem engajamento com os objetivos da organização, os resultados serão abaixo do esperado.

Mantenha os colaboradores bem informados sobre tudo que acontece na empresa, invista no desenvolvimento profissional deles, defina as tarefas e metas de cada um, promova treinamentos e incentive o trabalho em equipe.

Quando o colaborador sabe sua importância para os resultados da organização, trabalha muito mais motivado e engajado. E o risco de erros e falhas passa a ser mínimo

Investir na comunicação interna e eliminar os ruídos é sinônimo de sucesso. Mas essa tarefa não é tão simples: é preciso conhecer bem a organização e as pessoas que a constitui para encontrar as ferramentas e práticas ideais.

Como anda a comunicação interna da sua empresa? Os ruídos foram eliminados da rotina? Compartilhe suas sugestões e dúvidas através dos comentários!

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