13 fev 2019 As 4 tendências de mercado mais aguardadas do marketing corporativo
Um hábito bastante comum para o profissional de marketing ao iniciar um novo ano é estudar as tendências de mercado que não podem passar despercebidas pelas empresas. Isso garante não só seu bom desempenho na carreira, como contribui para que a sua marca se mantenha competitiva.
Pensando nisso, reunimos nesse post as 4 tendências mais aguardadas para o mercado de comunicação em 2019. Confira!
1. Formatos de vídeo
Sem dúvida, a criação e disseminação de vídeos é uma das tendências mais fortes atualmente, devido ao aumento do consumo desse formato por parte dos usuários.
Esse crescimento foi influenciado principalmente pela popularização dos stories no Instagram e pela distribuição do formato no WhatsApp .
Pensando no uso de vídeo em ações de marketing, ele pode ser mais efetivo do que um texto corrido ou uma imagem estática, visto que prende mais a atenção do consumidor.
Outro fator relevante para o profissional de marketing é que o consumo atual de vídeo se tornou mais espontâneo e menos elaborado, exigindo apenas uma boa câmera, boa captação de áudio e muita criatividade, dispensando grandes produções nas campanhas.
2. Omnichannel
Essa tendência de mercado nada mais é do que uma estratégia focada em fundir todos os canais de comunicação utilizados para conversar com o público. A ideia é que as ações no ambiente online se misturem com as que acontecem no offline, de modo que não haja segregação na comunicação com o indivíduo, independentemente da plataforma.
A tendência é que as empresas consigam oferecer uma experiência única em sua relação com os consumidores, focando em atender às suas necessidades em qualquer meio e, dessa forma, atinjam seus objetivos de negócio.
3. Transformação digital
Se você acha que as tecnologias estão avançando, então prepare-se para lidar com processos ainda mais automatizados, softwares cada vez mais inteligentes e uma demanda que exigirá ainda mais adequação ao mundo online.
A transformação digital já é uma realidade vivida pelas empresas. Isso significa que aqueles que não se adequarem poderão sentir, em breve, uma grande dificuldade de obter resultados em suas ações.
Mais do que colocar sua marca nas redes sociais ou fazer campanhas online, a transformação digital implica em uma mudança de mindset por parte dos profissionais de marketing. Temas como o mobile first, a gestão de audiências, o conteúdo customizado e o aprendizado via machine learning são alguns dos itens que devem fazer parte das discussões de empresas que desejam ficar de acordo com os novos comportamentos dos consumidores.
4. Assessoria de imprensa atuante como consultoria
Uma forte sinalização do mercado de marketing corporativo para esse ano é a flexibilização das assessorias de imprensa para a atuação também como consultoria.
Alguns clientes abrem espaço para o profissional disposto a oferecer consultoria aprofundada em comunicação. Isso garante que as marcas não percam a oportunidade de oferecer um projeto que pode gerar resultados reais e preciosos para o seu negócio.
Agora que você sabe quais são as tendências de mercado para este ano, não deixe de avaliar quais são as mais adequadas para a realidade da sua empresa. Nunca se esqueça de que o marketing corporativo bem estruturado é aquele que segue os próprios caminhos, alinhando as tendências aos seus objetivos e não apenas seguindo o fluxo do mercado.
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