10 dicas imperdíveis de produção de conteúdo para redes sociais

As empresas perceberam a importância da presença nas redes sociais, e sempre procuram dicas de produção de conteúdo para redes sociais, com o objetivo de se destacar entre o público e aumentar o engajamento.

Esse é um fenômeno que invadiu a internet em meados dos anos 2000, e hoje em dia é impossível pensar em vida online sem que envolva as redes sociais. 

Dessa forma, vale atentar que as 10  dicas a seguir são voltadas para quem busca se destacar como empresa.

1. Presença constante no ambiente online

As redes sociais servem como uma vitrine virtual, onde os internautas podem fazer avaliações, conhecer novos produtos e serviços e compartilhar com outras pessoas. Isso ocorre durante 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Portanto, é necessário construir um Marketing de Conteúdo de qualidade, com informações pertinentes à empresa e aos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor.

2. Construa uma persona desde o início

Conhecer o público-alvo é fundamental. Portanto, a construção de uma persona é essencial para compartilhar sobre assuntos relevantes e que garantam um retorno financeiro satisfatório. É uma das bases do Marketing de Conteúdo.

É preciso saber quais os assuntos que os leads gostam, quais os interesses, e até mesmo apelar para os gatilhos emocionais. 

Isso deve estar dentro de um planejamento de comunicação amplo pois, além das redes sociais, também pode ser empregado no atendimento de balcão, no salão de uma lanchonete ou restaurante, ou qualquer outro modelo de estabelecimento comercial.

3. Amplie as pautas e assuntos abordados

Todo produto tem uma finalidade previamente definida. No entanto, muitas pessoas encontram outras utilidades que podem ser debatidas pela própria empresa que vende. 

Basta lembrar que uma rede de lanchonetes passou a oferecer um combo de batata frita e milkshake para os clientes que gostam dessa mistura de sabores. 

Vale tudo para o Marketing digital, e isso pode ser muito explorado em assuntos que podem ser abordados e debatidos em uma rede social.

4. Acredite na inovação ao se comunicar

Cada plataforma digital voltada para a sociabilidade virtual possui uma característica própria, e isso muda a forma como os usuários se comunicam. Por isso, a produção de conteúdo para as redes sociais variam de acordo com a plataforma.

Enquanto o Facebook é um grande encontro entre familiares e amigos, o Linkedin é mais sisudo e voltado para profissionais e empresas. 

O Instagram e o Tik Tok possuem certa jovialidade, com funções voltadas para o visual, como fotos e vídeos curtos. Já o Twitter preza por textos curtos.

Portanto, é preciso inovar na comunicação em cada rede social, e assim poder conversar na linguagem que todos estão falando. 

5. Esteja atento aos memes e virais

Vídeos de bichinhos bonitinhos, crianças fazendo gracinhas, idosos se aventurando pelo mundo digital. 

É importante passar mensagens positivas e que fazem a vida das pessoas mais felizes. E tudo pode ser tornar um viral, colocando a empresa em evidência. 

6. Vá além do público-alvo

Toda empresa precisa fazer uma pesquisa de mercado para poder atender o maior número de clientes. 

Entretanto, esse número pode ser muito maior se a loja virtual puder atender diferentes públicos, evitando nichos como:

  • Escolaridade;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Regionalização.

Uma fábrica de chocolates pode ser uma fornecedora em potencial para um estabelecimento comercial e, para não excluir pessoas com intolerância à lactose, ou as diabéticas, ela precisa oferecer produtos para esses públicos.

Assim, é possível ir além do público-alvo e atender os mais diversos clientes. 

7. Converse com a audiência

As pessoas estão nas redes sociais para se comunicar e interagir. As conversas podem ser em postagens públicas e render um anúncio potencializado pelo Twitter Ads, ou então por uma foto marcada com a localização e, assim, aparecer nos stories do Instagram da empresa.

Esse tipo de conversa pode render novos interesses, e abrir um leque de oportunidades para apresentar outros produtos e serviços disponíveis. 

8. Seja original e não uma cópia

Quanto mais original, maior a possibilidade de que a marca seja copiada por concorrentes. E isso é muito bom, pois se torna uma referência no mercado e uma autoridade respeitada sobre os assuntos.

As redes sociais possuem ferramentas para compartilhamento, que devem ser utilizadas de forma natural. Mas apenas isso pode demonstrar que algo pode ser otimizado ou que diminuiu o interesse dos usuários. Essa dica é muito importante na produção de conteúdo para as redes sociais.

9. Utilize as ferramentas de marketing digital

Como empresa, é preciso lembrar que há muitas ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para garantir a audiência das redes sociais. 

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair, converter, vender e encantar os leads, até que se tornem clientes e passem a compartilhar as postagens realizadas continuamente.

Nunca esqueça que as redes sociais são uma vitrine, e quanto maior a exposição, melhor. 

10. Socializar nunca é demais

Por fim, vale lembrar que as redes sociais são produtos voltados para as pessoas socializarem. 

No entanto, foram as empresas que se beneficiaram quanto à comunicação com os leads, como são denominados os potenciais clientes.

Lembre-se sempre de socializar, levando em consideração o bom senso e a alegria aos clientes.

 

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