02 maio 2018 Veja 4 ferramentas essenciais para a assessoria de imprensa
O assessor de imprensa é o profissional que deve servir como uma ponte entre a organização e os veículos de comunicação. Em tal cenário, é importante que seja adotado o uso de ferramentas para assessoria de imprensa de qualidade, que ajudem o profissional a se destacar e a prestar um bom trabalho.
Sendo assim, o assessorado, que pode ser uma pessoa física, uma empresa ou um órgão público, obtém um melhor relacionamento com a imprensa, desenvolvendo uma imagem positiva junto ao seu público.
Portanto, se você trabalha nessa área, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir e descobrir quais são as melhores ferramentas para o seu trabalho. Boa leitura!
1. Técnicas de SEO
Os assessores de imprensa da atualidade têm atribuições que vão além da inserção de notícias nos veículos de comunicação. Afinal a internet trouxe múltiplas possibilidades de divulgação.
O SEO, sigla para Search Engine Optmization, é um conjunto de técnicas para que o conteúdo publicado nos canais das marcas, como sites e blogs, seja mais facilmente encontrado em buscas orgânicas no Google e outros sites de pesquisas. Por isso, é interessante que o assessor de imprensa tenha domínio dessas técnicas, para que seus textos sejam trabalhados a partir dessas diretrizes.
2. Google Trends
O assessor de imprensa precisa estar sempre alerta para saber quais são os assuntos em alta no momento. Assim, é possível identificar possibilidades de a empresa “pegar carona” naquilo que as pessoas estão comentando e ter a marca mais visualizada.
Uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido é o Google Trends, que mostra ao usuário as notícias e assuntos que estão em alta na internet, de acordo com as pesquisas mais recentes realizadas no Google.
3. Google Alert
O Google Alert é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google que permite o cadastramento das palavras-chave que você deseja acompanhar ou monitorar. Você receberá uma notificação por e-mail sempre que for identificada a publicação de uma notícia ou artigo disponível no Google sobre o tema escolhido.
A ideia é que o assessor de imprensa cadastre no sistema as palavras-chave ou temas que se relacionam aos negócios de seu cliente. Desse modo, é possível identificar as trends e desenvolver conteúdos a partir daquilo que está em alta no momento.
4. SEM Rush
O SEM Rush é uma ferramenta muito utilizada no marketing, mas que também pode ser útil para os assessores de imprensa. Trata-se de um aplicativo que demonstra análises de inteligência de mercado, de modo que o assessor pode planejar divulgações da empresa, seguindo os posicionamentos em mecanismos de buscas.
A ferramenta também é utilizada em estratégias de link building, indicando quais palavras-chave podem apresentar mais resultados, quando linkadas em sites e blogs parceiros ou de veículos da imprensa.
Essas são apenas algumas das muitas ferramentas para assessoria de imprensa que podem ser utilizadas. No entanto, devido à sua importância e capacidade de otimizar o seu trabalho, vale a pena testá-las.
Gostou do post? Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto e aprender novas formas de obter vantagens competitivas, confira o Guia de assessoria de imprensa!
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