Sugestão de pautas da sua marca para a imprensa: o que é notícia?

Sugestão de pautas da sua marca para a imprensa: o que é notícia?

A sugestão de pauta é uma das principais ferramentas da equipe de comunicação da empresa para aumentar o reconhecimento da marca, atrair clientes para seus eventos e conquistar prestígio com investidores e parceiros. Por mais que o investimento em publicidade e técnicas tradicionais de marketing traga excelentes resultados, a cobertura de veículos da imprensa confere uma credibilidade que não pode ser obtida por nenhuma outra forma.

Neste texto você vai aprender como emplacar mais pautas favoráveis à sua empresa na imprensa. Começamos abordando a curadoria das pautas mais adequadas. Em seguida, elencamos os tópicos mais importantes na hora de sugerir a pauta. Ao final, ressaltamos a importância da assessoria de imprensa. Confira!

Como fazer uma boa sugestão de pauta?

O processo de uma boa sugestão de pauta começa com um giro de 180 graus na perspectiva. Preferencialmente, a pauta é formulada desde o começo tendo-se em conta as necessidades do veículo de imprensa, e não da marca. O erro mais comum nesta área é o empresário querer que um grande jornal ou programa de TV cubram um evento que para ele parece muito importante, mas que não tem nada a ver com os critérios do que é notícia. Confira algumas dicas importantes!

Serviço

A pauta deve levar em conta as necessidades dos leitores (ou espectadores, ouvintes etc.). Dificilmente um jornal vai falar de um novo protetor solar; para isso, existem os anúncios. Contudo, nas proximidades do verão, é fácil sugerir uma pauta sobre cuidados com a pele e recomendar entrevistas com dermatologistas, por exemplo.

Público

A pauta deve ser útil e interessante para o público. Ninguém quer saber se a sua empresa fez um treinamento para os funcionários. Entretanto, se ela fizer um evento aberto ao público, como um show, exposição ou oficina, a imprensa pode querer oferecer essa novidade para seus leitores.

Antecipação

Na maioria das vezes, a imprensa quer antecipar, e não cobrir. Se sua empresa vai realizar um festival cultural, ótimo; mas a maior probabilidade é que ele vá parar nas páginas dos jornais antes de acontecer. Para atrair repórteres e fotógrafos durante o evento, é preciso que ele seja especialmente grande ou atenda a outros critérios de noticiabilidade, como novidade, prestação de serviço etc.

O que levar em conta na hora da sugestão de pauta?

Formulada a pauta, eis algumas considerações importantes na hora de enviá-la aos jornalistas!

Editoria

O trabalho do assessor de imprensa é fundamental para a pauta ser direcionada à editoria adequada. Um jornal ou emissora tem diferentes setoristas. Um bom assessor saberá não apenas a quem enviar a sugestão, mas também na data correta, levando-se em conta o horário de fechamento de cada programa ou caderno.

Follow up

O follow up é importante para se obter um retorno das sugestões de pauta. Assim as próximas sugestões ficarão cada vez mais eficazes!

Release

A sugestão de pauta não precisa necessariamente de um release. Uma simples mensagem ou uma boa fotografia podem mostrar ao repórter a relevância da pauta.

Temperatura

Veículos preferem pautas “quentes”, relacionadas ao que está sendo noticiado no momento. Ferramentas como Google Trends, NewsStream e até mesmo redes sociais, como Twitter e Facebook, ajudam a equipe a identificar os assuntos do momento e a pensar como produzir pautas relacionadas a eles.

Qual a importância da assessoria de imprensa para se fazer sugestão de pauta?

Uma assessoria de imprensa profissional é a melhor forma de elaborar, enviar e emplacar de forma eficiente pautas que atendam às necessidades do seu negócio. Uma boa assessoria pensará na mensagem que a empresa quer passar e identificar como e com quais meios multiplicá-la.

A sugestão de pauta é uma boa forma de usar o público de veículos já existentes para favorecer a mensagem da sua marca com credibilidade e relevância.

Achou estas dicas interessantes? Então venha tomar um café com a gente para conhecer de perto a melhor agência de comunicação empresarial de Minas Gerais!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

asdf