16 jan 2018 Retorno sobre o investimento (ROI) de marketing: descubra por que ele é tão importante!
É indispensável monitorar alguns indicadores-chave de desempenho para a adequada gestão empresarial. Um dos mais importantes é o ROI de marketing, isto é, o retorno sobre investimentos obtidos com as ações mercadológicas.
A questão é que muitos gestores ainda não conhecem o conceito de ROI e nem sabem como aplicá-lo na prática — um grande problema. Ao aplicá-lo, é possível priorizar investimentos, identificar o que realmente tem gerado retorno e tomar decisões estratégicas.
Pensando nisso, criamos um pequeno guia especialmente para você. Hoje, vai descobrir o que é ROI de marketing, sua importância e como monitorá-lo na prática. Boa leitura!
Conceito de ROI de marketing
ROI é um acrônimo de Return On Investment, traduzido para Retorno Sobre o Investimento. É um dos indicadores mais utilizados em todo mundo, permitindo que os gestores ou empresários tenham uma perspectiva clara sobre o percentual de retorno sobre um investimento.
Esse indicador pode ser usado após a realização de determinada atividade, buscando averiguar os resultados finais. Outra possibilidade é usá-lo como uma análise preditiva, objetivando prever se determinado investimento será ou não rentável.
O cálculo do ROI é relativamente simples. Consiste na relação entre o lucro obtido em uma operação (ou que será obtido, caso seja uma análise preditiva) e o valor total investido para isso. Dessa maneira, é possível saber se o investimento realizado valeu ou não a pena.
Por que calcular o ROI de marketing na empresa
A falta do monitoramento dos indicadores é um fator que culmina na baixa competitividade das empresas, resultando em sua falência em médio prazo. Segundo relatório do SEBRAE, de cada dez empresas que fecham, seis padecem da falta de indicadores de desempenho.
Como dito, o ROI é um dos indicadores mais importantes e garante uma visão sistêmica sobre determinada atividade empresarial. Ao aplicar o cálculo, o gestor pode decidir por continuar investindo ou não em uma ação, de acordo com os benefícios trazidos à empresa.
Assim, as decisões deixam de ser subsidiadas apenas no “achismo” do gestor e passam a ter bases consistentes de análise. Por consequência, a companhia torna-se mais competitiva no mercado, elimina investimentos ineficazes e otimiza sua lucratividade.
O cálculo também é útil para manter o foco nas campanhas de marketing que realmente dão retorno. Se as ações de comunicação interna estão ajudando a aumentar o engajamento dos funcionários, por exemplo, é possível reforçar de forma segura os investimentos.
Como o cálculo do ROI pode ser aplicado
O ROI deve ser calculado com base em dados reais sobre as ações de marketing e seus custos. Caso contrário, o resultado estará comprometido. Confira a formula:
ROI (em %) = (retorno financeiro obtido – valor do investimento) / valor do investimento x 100
Imagine que uma companhia tenha investido em uma nova estratégia de e-mail marketing com custo de R$ 5.000,00 para implementação. No outro mês, identificou o aumento do engajamento dos seus clientes e um retorno equivalente a R$ 9.600,00. Ao aplicar o cálculo, é possível identificar um ROI de 92% do valor inicialmente investido.
Caso o intuito seja realizar uma previsão para o futuro, analisando se determinado investimento será ou não rentável para a empresa, é importante trabalhar com três perspectivas de retorno: uma pessimista, uma moderada e uma otimista.
Agora que você está por dentro do assunto, tenha em mente que não há um padrão para retorno, ou seja, o percentual vai variar de acordo com cada estratégia de marketing. Sobretudo, é necessário avaliar se o ROI é satisfatório para a companhia e, se não for, como é possível otimizá-lo.
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