Qual a importância do Briefing para a sua estratégia de comunicação?

Quando uma empresa decide contratar uma agência de comunicação, é fundamental alinhar as expectativas e metas a serem alcançadas. Dessa forma, a comunicação precisa ser clara, coesa e objetiva. Neste caso, existe uma ferramenta que facilita – e muito – essa troca de informações entre empresa e agência: o briefing.

O briefing é um documento de registro de informações que precisa ter o máximo de detalhes possíveis. Mas, claro, esses dados devem ser baseados de acordo com o projeto em questão, seja um plano de marketing digital, a criação de um site, gestão de crise, etc.

Em outras palavras, o briefing é como se fosse um guia para instruir as práticas que a equipe e o cliente irão realizar. Afinal, não existe comunicação e marketing sem estratégia, não é mesmo? Principalmente para projetos grandes, esse direcionamento é muito importante.

Para entender melhor como funciona o briefing, vamos exemplificar uma situação: um cliente tem uma empresa de cosméticos e vai iniciar um plano de marketing nas redes sociais. Algumas questões a serem preenchidas são básicas, como um breve histórico da empresa, quais são os produtos ou serviços que ela oferece, quem são os concorrentes e pontos positivos e negativos.

Outras questões são mais complexas e talvez o cliente não tenha conhecimento, como qual é o público que mais consome a marca; quais são seus hábitos e comportamentos; razão de aquisição; tom de voz da empresa e até mesmo um objetivo. Neste casos, a agência de comunicação precisa da expertise de seus profissionais para sanar essas dúvidas.

O briefing aprimora as técnicas de comunicação e marketing da agência e facilita a conquista dos objetivos do cliente. Mas, não é só isso, são outros vários benefícios que ele proporciona: mais organização para a execução dos projetos; aumento da inspiração e insights da equipe por ter pleno conhecimento do cliente; e maior facilidade em construir um planejamento célebre e eficaz.

No entanto, esses benefícios são mais fáceis de serem atingidos quando executados por uma equipe especializada. Afinal, é feito um planejamento de ações de experiência que promovam a divulgação da marca e conversão de leads, indo ao encontro daquilo que o público consumidor deseja. E tudo isso, por meio do briefing 🙂

Com muita experiência no mercado, a Interface Comunicação conta com um time de profissionais e com a expertise necessária para trazer potenciais clientes para a sua empresa. Entre em contato conosco!

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