04 dez 2018 Veja como identificar falhas no seu plano de comunicação empresarial
Ter um plano de comunicação empresarial bem estruturado é relevante para as organizações que desejam se relacionar bem com os seus públicos e assim obter resultados mais positivos no mercado.
É por isso que esse documento precisa ser elaborado de forma criteriosa, evitando que ocorram falhas em sua execução. Neste post, vamos explicar mais sobre o que é um plano de comunicação empresarial e como é possível identificar as suas falhas. Continue a leitura e acompanhe!
O que é um plano de comunicação empresarial e qual a sua importância?
O plano de comunicação empresarial é um documento que norteia todas as atividades comunicacionais e de relacionamento que uma organização realiza. Ele deve conter as estratégias de comunicação interna e externa, direcionadas para os diferentes perfis de públicos e personas que a companhia tem.
Para desenvolver esse plano é preciso fazer um estudo minucioso, podendo-se utilizar de ferramentas estratégicas de gestão, como é o caso da análise SWOT, que analisa as forças (do inglês, Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de uma empresa.
Esse tipo de plano é muito importante para que as comunicações sejam bem direcionadas e as ações desenvolvidas cumpram as metas que lhe foram designadas.
Em que pontos geralmente ocorrem falhas no plano de comunicação?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, e os gestores de comunicação das empresas devem sempre adotar boas práticas para evitar a ocorrência de falhas em seus planejamentos.
No entanto, alguns pontos são mais comuns de apresentarem erros. São os seguintes:
Mal dimensionamento de recursos e prazos
Toda estratégia traçada precisa ter claros quais são os recursos físicos e humanos envolvidos para a sua execução. Além disso, elas precisam de prazos bem definidos, pois atrasos podem comprometer as propostas.
A ideia é que todas as estratégias sejam explanadas em tabelas, que devem estar disponíveis para todas as pessoas envolvidas com as atividades. Assim, todos poderão se organizar para realizar as suas funções em tempo hábil e de forma correta.
Público incorreto
Nem todas as ações de comunicação podem ser aplicadas para todos os públicos. Por isso, é preciso analisar muito bem cada situação antes de executar uma estratégia, pois quando não há uma definição correta de público, os resultados podem não ser tão positivos quanto se espera.
É preciso que a empresa faça um mapeamento completo de seus públicos e das personas e ter um conhecimento aprofundado sobre eles. Importante, nesse diagnóstico, não se esquecer dos públicos internos, como colaboradores, nem dos parceiros estratégicos, como fornecedores.
Falta de consideração do ambiente interno
Falando nos públicos internos, de nada adianta pensar apenas no público externo, pois a empresa reflete aquilo que ela é internamente. Por isso, desconsiderar o público interno é um erro grave e que pode causar problemas às organizações e comprometer as empresas.
Como evitar que esses erros ocorram?
Para evitar que erros ocorram no planejamento de comunicação da empresa, fazer uma revisão periódica desse documento é a melhor alternativa. Desse modo, possíveis erros podem ser facilmente identificados e corrigidos.
O plano de comunicação empresarial é documento norteador, e é por isso que ele deve ser seguido com muito rigor e os erros e falhas identificados e corrigidos de imediato.
E você, tem um plano de comunicação bem estruturado na sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!
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