Papel do comunicador na empresa

Que a comunicação é peça-chave para uma organização todo mundo já sabe, afinal de contas, ela não só alinha os objetivos com as atividades a serem executadas como também é o meio de conexão entre empresa, clientes e empregados.

Porém, muito além disso, falar de comunicação no âmbito profissional é voltar o olhar para o engajamento, interação, pertencimento, desenvolvimento e compromisso do colaborador com o local onde ele trabalha. E essa aplicação é o que chamamos de Comunicação Interna.

Mas com tamanha responsabilidade e inúmeras atuações dentro da empresa, fica o questionamento: qual o papel do comunicador na hora de executar seu trabalho com os empregados?

Uma das práticas mais comuns dos comunicadores é ter como fio condutor das estratégias os canais que serão utilizados para atingir os colaboradores. Porém, saber como alcançar as pessoas é o último passo de um planejamento muito maior.

Uma das premissas dos comunicadores é sustentar as demandas da empresa e também transmitir/estimular os objetivos da organização para as pessoas que a compõe. Para isso, cabe ao profissional juntar esses fatos isolados e conectá-los com uma mensagem principal a ser transmitida para todos.

É preciso ter o conhecimento do cenário organizacional para montar um composto inicial que sirva de guia para desenhar o que se tem a falar. Após compreender quem eu quero atingir, é preciso traçar os objetivos estratégicos das ações que serão desenvolvidas.

Só depois de ter em mãos esse escopo é que começamos a esboçar “na prática” a comunicação por meio do planejamento. Atividades como calendário de comunicação interna, matriz de conteúdo, matriz de canal, mensuração e afins são alguns exemplos que compõem esse planejamento.

O objetivo do comunicador é tratar do que as pessoas querem saber, junto com as coisas que a empresa quer que elas saibam, concorda?

Na maioria das vezes, a comunicação formal (institucional) não chama a atenção dos empregados, como também em outros casos a comunicação informal (rádio corredor) espalha boatos e atrapalha o procedimento da comunicação interna administrativa da empresa.

Nesses casos, cabe ao comunicador se tornar mediador do processo e estimular que a comunicação formal se torne atrativa. Ele deve possibilitar que a comunicação informal ajude a espalhar as informações estratégicas entre os empregados e a administrativa mantenha alinhado e em ordem os processos.

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