Mês do Orgulho LGBTQIA+: como as marcas podem abordar o assunto?

O Mês do Orgulho LGBTQIA+, ou Pride Month, como é conhecido mundialmente, é celebrado anualmente em junho. A data ocorre neste mês em homenagem à revolta que ocorreu no dia 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn em Nova York, nos EUA. O mês é considerado o marco do movimento de conscientização pelos direitos LGBTQIA+, que ganhou o debate público e nas ruas.

Dessa forma, todos os anos, cidades, estados, marcas, criadores de conteúdo e instituições se organizam para celebrar a diversidade por meio de eventos e ações de apoio a causa. Entretanto, algumas atitudes de empresas nos últimos anos se tornaram polêmicas, e o público mostrou o descontentamento nas redes sociais.

A maioria dos relatos são de que as marcas, durante todos os outros meses, não se posicionam a favor e nem desenvolvem ações para contribuir com a diversidade dentro do quadro de funcionários. E somente quando chega em junho, demonstram que apoiam a causa somente por meio de publicidade. Confira alguns tweets:

O que pode ser feito?

Além de demonstrar que a empresa apoia a causa por meio de publicidade, marketing e coleções com as cores do arco-íris, é importante que a marca se posicione e trabalhe para a diversidade. Veja algumas sugestões:

  • Produza campanhas, palestras, rodas de conversa e eventos internos sobre inclusão e diversidade, a fim de diminuir o preconceito e discriminação.
  • Promover igualdade de oportunidades de contratação de pessoas LGBTQIA+, incluindo pessoas transgênero e travestis.
  • Preparar a equipe de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas para promover uma rede de acolhimento, com treinamentos para todas as equipes com o objetivo de sensibilizar e educar para o respeito.
  • Caso optem por criar coleções especiais, arrecadar fundos para ajudar instituições, organizações e ONGs LGBTQIA+.
  • Planejar os produtos, serviços e atendimento aos clientes em respeito aos direitos LGBTQIA+.
  • Acompanhe a evolução e dialogue.
  • Promover o discurso de apoio à causa não somente no mês de junho, mas o ano todo.

Planeja e execute essas ações com tudo documentado, monitorando o andamento dessa nova jornada. É preciso que toda a empresa esteja com o mesmo objetivo de reduzir o preconceito e promover a inclusão de todos. Ouça, converse, abra canais em que as pessoas possam se expressar sem serem julgadas. Isso trará um grande aprendizado e permitirá corrigir rotas e abordagens.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este E-book Guia de Linguagem Inclusiva.

Precisa de apoio ou orientação sobre Comunicação Empresarial? Entre em contato e vamos conversar!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.