Melhore o seu marketing de conteúdo produzindo um podcast!

O que é um Podcast? A palavra “Podcast” surgiu da junção das palavras “Ipod” (dispositivo de reprodução de áudio da marca Apple) + “Broadcast” (transmissão em inglês), ou seja, transmissão via áudio. O podcast tem como características ser mais acessível ao público, além de permitir uma experiência mais dinâmica. A mídia não exige leitura ou acompanhamento de imagem em tela. E por se tratar de um conteúdo em áudio, permite que outras atividades sejam executadas simultaneamente.

Analistas afirmam que até 2023, as receitas de marketing com podcast nos Estados Unidos chegarão a bilhões de dólares. Por isso, trouxemos dados sobre o perfil e comportamento do ouvinte brasileiro, para que você planeje e utilize essa importante ferramenta ao seu favor.

Entenda o comportamento do ouvinte brasileiro

Antes de falar como essa importante mídia pode contribuir para o seu negócio, é necessário conhecer alguns números que comprovam ainda mais o seu potencial. No Brasil, o podcast tem ganhado cada vez mais força, sendo que na pandemia ocorreu o maior crescimento do número de espectadores desse tipo de conteúdo, de acordo com estudos, 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Vale ressaltar que os brasileiros ouvintes de podcast tem como hábito escultar os seus programas e episódios favoritos. Segundo dados de pesquisa da Globo, em parceria com o Ibope, o brasileiro ouve podcast enquanto:

48% dos brasileiros ouvem podcast durante a realização de atividades domesticas;

38% enquanto navegam na internet;

25% aproveitam o momento antes de dormir;

24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo (sendo que a mesma porcentagem o faz durante o caminho entre casa e trabalho ou casa e estudo);

20% escultam durante a realização de atividades físicas;

18% tem o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado;

A pesquisa realizada pela Globo, em conjunto com o IBOPE, também traz dados sobre a frequência de consumo dos podcasts. De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.

Também é importante destacar que 66% dos ouvintes escutam um mesmo podcast com frequência por terem muito interesse no assunto abordado. Além disso, 64% deles destacam que a linguagem simples e informal os faz terem vontade de acompanhar o modelo. O estudo também aponta que 46% acompanham porque veem credibilidade em quem produz o programa e 38% se identificam com criadores e apresentadores. O Brasil é o 5º pais no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts.

Como estratégia de marketing:

  • O seu Podcast pode ser publicado em diversas plataformas, ficando disponível para milhares de potenciais ouvinte gratuitamente, de forma a aumentar sua audiência organicamente.
  • Defina um formato, existem muitos tipos de podcast no mercado, entre eles: storytelling, mesa redonda e jornalísticos informativos.
  • Em determinados segmentos e nichos de mercado, o podcast pode posicionar a sua empresa como inovadora, ao utilizar um espaço que ainda é novidade para muitos.
  • Crie um conteúdo multimídia, existem diversos ambiente na internet, cada um com a sua linguagem própria. Então saiba falar do mesmo assunto em diferentes locais.
  • Além disso, a voz traz mais intimidade e conexão com leitores. Outros elementos sonoros também podem provocar interatividade e diversão, aumentando o engajamento do público.
  • Tenha um roteiro, o seu podcast pode e deve ser produzido de uma forma livre. Porém o seu conteúdo precisa ter começo, meio e fim. Nesse sentido, é importante seguir uma ordem de apresentação e discussão dos temas e informações.

Gostou deste artigo? Outros materiais interessantes podem ser encontrados em nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.