Maneiras de fortalecer sua marca

O fortalecimento da sua marca pode trazer muitos benefícios para a sua empresa e o principal deles é contribuir para o setor de marketing e de vendas. Isso acontece, pois, uma marca forte cria presença, vínculos e valor para o seu negócio, contribuindo para que você se destaque diante da concorrência e permaneça mais tempo na cabeça do consumidor.

Que tal começar hoje mesmo? Conheça algumas estratégias que vão ajudar a tornar sua empresa mais conhecida, relevante e rentável.

– Para começar, acompanhe a concorrência: você não precisa copiar e imitar tudo que seus concorrentes fazem, mas é importante seguir e estudar as tendências, buscando entender de que forma aquilo se aplica à sua marca e como você pode usar a criatividade para não ficar de fora. Busque inspiração em perfis que tenham relação com o seu negócio em outros países, outros estados e adapte seu conteúdo para não ficar atrás da concorrência.

Além disso, você também pode aprender com os erros e acertos de outras empresas, o que te ajuda a ter mais conhecimento de mercado e identificar oportunidades e necessidades de melhorias.

Faça um bom estudo do seu público e defina suas personas: esse passo não é nenhuma novidade, conheça seu público, faça pesquisas e entenda quais são suas necessidades e dores e como você pode ajudá-lo. Mapeie gostos e preferências, hábitos de consumo e elementos visuais que tenham apelo e a partir disso, defina as personas. O trabalho não para por aí, estude esses hábitos de consumo sempre que for produzir conteúdos para as redes sociais, desenvolver produtos, criar campanhas e etc. Não se esqueça que quanto mais você se aproximar dessas personas, mais chances você possui de se tornar uma marca reconhecida.

-Estabeleça um tom de voz e uma personalidade para a marca: quanto mais personalidade, originalidade no tom de voz, maior a credibilidade e engajamento sua marca vai alcançar.  Dessa forma, sua marca será lembrada mais facilmente pelo público, favorecendo o seu relacionamento com seus clientes. O tom de voz da sua marca deve envolver toda a comunicação, desde as campanhas de marketing, atendimento ao consumidor, embalagens, impressos. 

-Desenvolva uma identidade visual para a marca: uma identidade visual forte e que gere identificação no público pode fazer você se destacar muito diante da concorrência. Pense em marcas como o Nubank, a Coca-Cola ou a Skol, muito provavelmente, as cores, fontes e composições de todas elas vieram facilmente à sua mente. Isso porque eles possuem uma identidade visual forte. Por isso, estude bastante, invista em um bom logo, em símbolos e cores que sejam condizentes com os valores da sua empresa.

-Tenha ou apoie uma causa: não deixe para se posicionar apenas nos momentos de crise ou questões que envolvam a mídia. Busque uma causa ou projeto social que tenha sinergia com a sua marca e apoie constantemente. Faça campanhas que envolvam seu público e ajude de verdade. Não vale ficar só no discurso! Se assumir esse compromisso, será cobrado pelo consumidor.

-Trabalhe o SEO e SEM: se destacar nos buscadores passou a ser uma prioridade para boa parte das empresas e com isso alcançar boas posições está cada dia mais difícil. Por isso, invista em SEO e SEM, dedique um tempo, produza conteúdos de qualidade, dedique uma parte do seu orçamento para investir e busque entender melhor sobre o assunto. Se a sua marca estiver entre os primeiros resultados dos buscadores, seu site com certeza atrairá novos visitantes e potenciais clientes.

Mantenha sempre uma rotina de análise e monitoramento, pois, nem sempre a estratégia que funcionou no mês anterior irá funcionar agora.

-Utilize o storytelling: essa técnica é usada nos negócios com o objetivo de captar a atenção das pessoas e despertar emoções ao transmitir uma mensagem da sua marca, produto ou solução, pois, através das histórias, as marcas conseguem esclarecer melhor como suas soluções podem corresponder às necessidades dos seus clientes. Quando bem-feito, o receptor da mensagem se identifica com a história que está sendo contada e compra a ideia e muitas vezes o produto. 

-Aposte na criatividade: pesquise e esteja atento a todas as novidades, parte da criatividade vem do estudo e de ter um caderno sempre à mão para anotar as boas ideias.

-Invista na experiência do seu público: a experiência mais do que nunca se tornou um diferencial para qualquer marca. Faça com que a compra ou utilização do seu serviço seja algo que possa aguçar os sentimentos e emoções do seu público e que ele possa comentar e apontar facilmente os diferenciais. Além disso, cumpra os prazos de entrega, garanta segurança ao cliente na hora do pagamento e não faça propaganda enganosa. Trabalhe para que sua marca esteja sempre ligada aos conceitos: qualidade, confiança, bom serviço.

-Trabalhe todos os canais para o atendimento online: é indispensável mapear onde seu público está e garantir um atendimento rápido, humanizado e eficaz em todos os canais, já que, atualmente as redes sociais e os portais da marca são grandes alvos quando os clientes querem fazer algum tipo de reclamação. 

E aí? Se convenceu de que precisa investir na sua marca. Entre em contato com a Interface e conheça os nossos serviços.

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