08 jan 2019 Gestão de crise: é possível prever se uma crise de imagem vai ocorrer?
Quando falamos em relações públicas e comunicação empresarial, a gestão de crise é algo sempre evidenciado. Isso porque é de responsabilidade dessa área promover a boa imagem da organização, principalmente em períodos mais turbulentos.
É importante destacar que qualquer empresa pode se ver em uma crise de imagem e que é necessário tomar medidas preventivas para que elas não aconteçam, bem como estar preparado para agir caso elas ocorram.
Mas será que é possível prever se uma crise de imagem vai ocorrer? Acompanhe os tópicos a seguir e veja a resposta para essa e outras perguntas.
O que é uma crise de imagem?
Uma crise de imagem ocorre quando uma empresa, seja por resultado de suas ações ou fatores externos, perde credibilidade frente ao público, causando danos à reputação da companhia. Cabe ressaltar que, com a popularização das redes sociais e dos relacionamentos via internet, uma crise pode se proliferar muito mais rapidamente.
Para evitar que isso aconteça, é preciso buscar por alternativas que previnam essa situação delicada, prevendo certos acontecimentos e agindo de forma antecipada para corrigi-los.
Como é possível prever esse tipo de crise?
Para prever e evitar o estabelecimento de uma crise de imagem, podem ser adotadas algumas medidas, como as listadas na sequência.
Entenda os riscos que envolvem a empresa
Toda empresa está envolta a riscos como problemas com seus produtos, acidentes ambientais ou trabalhistas, assédio moral, demissões em massa, entre outros. Compreender a existência dessas possibilidades é importante para prever as crises e também ter uma “carta na manga”, caso elas ocorram.
Faça um acompanhamento sobre a reputação e o que público fala sobre a empresa
Monitore o que as pessoas estão falando sobre a empresa nas redes sociais e veja como suas ações estão repercutindo. Também é possível fazer pesquisas de opinião.
Analise o impacto dos produtos e serviços da empresa na sociedade
Veja como os produtos ou serviços que a sua empresa produz ou oferece impactam a sociedade e, caso ela gere danos, crie políticas para remediá-los. Uma fábrica de móveis de madeira, por exemplo, pode ter campanhas de reflorestamento.
Como uma agência pode contribuir na gestão de crise?
Contar com uma agência especialista em gestão de crise é uma alternativa para evitar esse tipo de problema em uma empresa, afinal, esse parceiro pode executar uma série de táticas. Veja algumas delas!
Criar um mapeamento de risco
A agência poderá criar um mapa com todos os riscos de crise que uma empresa tem e assim prever crises.
Manter um bom relacionamento com a imprensa
Ter um bom relacionamento com os jornalistas é fundamental para conseguir emplacar releases e publicações em jornais, portais de notícias e outros veículos da imprensa, para esclarecer questões que envolvem a crise. Uma agência pode ajudar nesse sentido.
Ter um plano para agir rapidamente
Aquele ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar” cabe muito bem quando falamos em gerenciamento de crise. As agências podem contribuir tendo planos para agir de imediato, assim que uma situação adversa ocorrer.
Como você pode perceber, a gestão de crise é essencial para as empresas e é possível sim prever uma crise de imagem, sendo recomendado ter um parceiro estratégico.
A Interface Comunicação é uma agência especializada em fortalecer imagens e marcas e pode ajudar nesse sentido. Assine a nossa newsletter e receba nossas dicas sempre por e-mail!
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