Gestão de crise: a comunicação é um aspecto fundamental

A gestão de crise é um aspecto crucial para empresas de todos os tamanhos e segmentos, pois uma situação inesperada pode rapidamente afetar a imagem e reputação da marca. A falta de preparo para lidar com esse tipo de situação pode levar a consequências irreparáveis, impactando negativamente as relações com clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade em geral.

A implementação de ações que minimizam os danos causados por situações adversas só é possível após um planejamento realizado cuidadosamente. Essas ações incluem o gerenciamento de informações, a comunicação efetiva com o público e o estabelecimento de estratégias para lidar com a situação.

Um dos principais fatores que podem impactar negativamente é a falta de preparo para lidar com situações de crise. As consequências geradas são especulações e boatos que prejudicam ainda mais a imagem da marca. Em muitos casos, a falta de transparência e clareza na comunicação pode agravar ainda mais a situação e gerar desconfiança por parte do público.

Um exemplo de falta de preparo na gestão de crise ocorreu em 2019, quando a Vale enfrentou uma das maiores crises de sua história, após o rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. A empresa foi criticada por sua postura no gerenciamento da crise e pela falta de transparência na comunicação com as vítimas e a sociedade em geral.

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que as empresas invistam em planejamento e treinamento para lidar com situações de crise. Isso envolve a criação de um plano de gerenciamento de crise, com a definição de papéis e responsabilidades, a elaboração de estratégias para comunicação com o público e o estabelecimento de medidas preventivas para minimizar os riscos de ocorrência de crises.

Na Interface Comunicação, temos quase 30 anos fazendo a comunicação corporativa de diversas marcas brasileiras, incluindo o gerenciamento de crises que pode atingir de pequenas a grandes empresas. Um exemplo é o Caso Oncomed, em que durante o processo de viabilização do projeto de aumento da capacidade de atendimento, a instituição esbarrou em uma série de problemas políticos e ambientais que configurou uma situação de crise.

Ações de comunicação social se tornaram imprescindíveis, e a Interface foi contratada para gerenciar o processo a partir de fevereiro de 2013. Saiba mais sobre essa Case de Sucesso aqui. Entretanto, esse serviço não deve ser visto apenas como um processo reativo (só contratar uma equipe quando acontece), mas sim como uma prática proativa e preventiva (quando se tem uma equipe que já conhece a marca, ela vai saber exatamente como se posicionar).

É importante que as empresas avaliem seus riscos e vulnerabilidades, e estabeleçam medidas para evitar situações de crise. A comunicação efetiva é um aspecto fundamental na gestão de crise. Saiba mais sobre esse serviço e entre em contato!

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