Entenda a importância das ações de responsabilidade social para as marcas

No  último mês foi divulgada uma pesquisa com as 10 marcas mais influentes no ranking global, segundo a IPSOS. O que chamou atenção além do grande número de empresas de tecnologia que estão em destaque no Brasil, foi que um dos fatores considerados mais importantes na construção da influência, foi a responsabilidade social. 

A relevância das ações com a comunidade ganhou destaque principalmente pelo contexto da pandemia, que é um ponto fundamental a ser considerado ao analisar o relatório. Já que o mundo, os negócios e as relações foram completamente transformados e as os clientes estão esperando um maior posicionamento e ação das empresas em relação aos problemas sociais e demandas das comunidades.

Para Marcos Calliari, CEO da IPSOS no Brasil, em entrevista concedida ao Clube de Criação, da assistência oferecida em função da covid-19 até a melhoria do bem-estar, as marcas estão mudando a sociedade. Segundo ele, há empresas que usam sua influência econômica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Ao estabelecer um propósito, elas vão além da venda de um produto ou serviço, estabelecendo conexões emocionais fortes com as pessoas.

A Coca-Cola é um grande exemplo dessas ações. Ela que foi considerada uma das destaques globais, em 2020 decidiu fazer menos anúncios e mais aportes em ações que beneficiam comunidades ou programas de saúde. Essas ações foram feitas tanto a nível global, quanto regional, como é o caso da Coca-Cola Femsa Brasil, representante da marca no nosso país. Ela se preocupou em doar garrafas de água para hospitais com o objetivo “de contribuir no sentido de minimizar os impactos sanitários, sociais e econômicos gerados pela pandemia”, como afirma Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA no Brasil.

Ações positivas e a fidelização das marcas

Outra pesquisa realizada pela Deloitte, mostra que, de cinco pessoas, quatro conseguem citar ações positivas realizadas por marcas durante a pandemia, e que, de cinco, uma ficou fortemente fidelizada por causa delas. Por outro lado, de quatro pessoas, uma abandonou uma marca por perceber uma ação negativa nesse período. 

Por isso, a responsabilidade social é a bola da vez! O público quer ter consciência de como as marcas que ele consome se posicionam e quais os valores e propósitos que elas possuem que podem contribuir para a vida em sociedade. Não é suficiente ter um bom produto e investir muito em publicidade, é indispensável ter um propósito definido e ter ações positivas que condizem com os valores da marca.

Responsabilidade social para publicidade não é mais tolerável

Não podemos nos esquecer que quando o conceito de responsabilidade social começou a ganhar relevância, muitas marcas exploraram a ideia de forma indevida, apenas para fins de publicidade. No entanto, com a facilidade de acesso à internet se torna muito mais difícil esconder a realidade do negócio e muitos clientes começaram a notar que essas ações eram apenas marketing e cobrar uma resposta das marcas.

Hoje em dia, esses erros são ainda menos toleráveis e as organizações já não se arriscam mais. Já que os feedbacks negativos atingem as empresas cada vez mais rápido e “o cancelamento está aí”!

Sendo assim, se a sua marca pratica a responsabilidade social apenas no papel e ainda não se preocupa em proteger os interesses da sociedade e do planeta é bom começar o quanto antes. Por isso, veja como causar um impacto real e aproveitar o seu próprio mercado para fazer a diferença.

Como conquistar a confiança e admiração da comunidade

É preciso apresentar soluções tanto para o consumidor, quanto para a sociedade com ações concretas. 

Avalie dentro do seu mercado como você pode contribuir: O primeiro passo é avaliar o seu mercado, suas fábricas, suas lojas e identificar demandas sociais em que você possa contribuir. No exemplo da Coca-Cola Femsa Brasil, eles identificaram a necessidade de abastecimento de água nos hospitais e como esse é um dos produtos vendidos pela marca, eles puderam contribuir de forma efetiva. Outras empresas produziram álcool gel em suas fábricas, doaram cilindros de oxigênio, entre outras ações.

Mas se a sua empresa não é de grande porte, você também pode reverter parte das vendas para ações sociais ou ONGs da sua cidade.

Comece com pouco: Você não precisa realizar grandes ações que irão comprometer a saúde financeira da sua empresa. Se você doar 1 real em cada venda e realizar 200 vendas por mês, esse valor não irá faltar para você, mas pode contribuir e muito para uma instituição.

Você não precisa copiar todo mundo: Existem muitas questões sociais que acometem a sociedade, entre elas: fome, mudanças no clima, preconceito racial e de gênero. Então, escolha uma causa que tenha relação com o seu negócio e busque realizar ações originais e que irão te ajudar a se conectar mais com os seus clientes.

Escolha algo da sua comunidade: Muitas causas sociais ganharam visibilidade na pandemia, mas ao escolher ajudar, pense na sua comunidade. Muitas vezes as pessoas escolhem grandes projetos sociais e esquecem que a sua comunidade precisa de muita ajuda e que essas ações podem gerar mais visibilidade do que uma grande causa que várias empresas já se comprometeram a ajudar.

Se você precisa de ajuda para começar a adotar ações de responsabilidade social na sua empresa, entre em contato e conheça nossos serviços. A Interface Comunicação tem 27 anos de experiência e é referência em assessoria de imprensa, produção de conteúdo, comunicação interna, planejamento e fortalecimento de marcas.

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