05 jan 2023 Cores e tendências gráficas para 2023
Criar uma identidade visual forte para seu negócio é uma das formas de se destacar no mercado, sair à frente da concorrência e gerar identificação no público. Por isso, saber as cores e tendências gráficas que estão sendo utilizadas no momento é fundamental para deixar sua marca atualizada e condizente com o momento.
Para isso, existem algumas fontes de referências e pesquisas que podem ajudar a sua empresa nesta área. Confira abaixo.
Cor do ano – PANTONE
Todos os anos, a Pantone, principal empresa de cores no mundo, define uma coloração do ano por meio de pesquisas e dados. Em 2023, a marca elegeu a cor vibrante Viva Magenta. Como justificativa, eles descrevem a cor como um tom inconvencional para um tempo inconvencional, sinalizando a força a inclusão e a autoexpressão.
“É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa”, afirma a Pantone em seu site oficial.
Essa cor pode ser usada em edições especiais de produtos ou campanhas de empresas, para gerar identificação e juntar à tendência que recebem adeptos de consumidores de todo o país.
Tendências Gráficas
Animações
Por causa da popularidade de vídeos curtos, como o TikTok, a ferramenta Reels, do Instagram, e o Shorts, no Youtube, as animações estão sendo bastante produzidas como conteúdo gráfico para serem distribuídas dentro dessas plataformas. As marcas, para entrar na tendência, precisar produzir essa forma que gera mais engajamento entre seu público, contanto que sejam coerentes com suas linhas editoriais e valores.
Elementos 3D
As criações das Brand Personas como a Lu, da Magazine Luiza e Nat, da Natura, que são avatares digitais em formato 3D construídas para o ambiente digital, são ótimas exemplos de como este formato chamam mais a atenção do público e proporcionam uma experiência mais imersiva. Dessa forma, serão mais incluídas em imagens, vídeos e outros tipos de conteúdos das marcas.
Inclusão e diversidade
Em um mundo que evidencia, cada vez mais, a importância da diversidade e inclusão na sociedade, os conteúdos visuais não poderiam passar despercebidos dessa mudança. As marcas precisam adaptar a sua comunicação para as pessoas com deficiências e outras minorias, como pessoas pretas, indígenas, mulheres e de outros nacionalidades. Além das peças visuais, também são necessários essas transformações nos textos, áudios e vídeos para que mais pessoas tenham acesso ao que a empresa produz. E, claro, aumentar a acessibilidade do seu público.
Escolha bons profissionais
Para fazer essa comunicação, a melhor opção é escolher quem já tem experiência na área. Dessa forma, existem diversas técnicas e estudos que contribuem para que suas campanhas sejam bem sucedidas. Afinal, é importante ter uma comunicação visual que seja, preferencialmente, planejada com elementos como cores, formas e tipografias que transmitam a mensagem da empresa.
No Comments