Conheça os 5 níveis de consciência do consumidor para melhorar a comunicação do seu negócio

5 níveis de consciência do consumidor- Eugene Schwartz

Entender os diferentes níveis de estágios de consciência do consumidor ajudará você a vender seus produtos e serviços com mais eficiência. Esse modelo foi criado pelo copywriter Eugene Schwartz, quando escreveu o livro “Breakthrough Advertising”, que é um clássico da publicidade. Ele é fundamental para que você entenda o modo de consumo do seu cliente e pode ser usado em vários negócios. 

Apesar do modelo ter sido criado em 1966, ele foi potencializado com o marketing digital, pois, com a internet, as oportunidades de mapear os dados e comportamento do público com mais precisão aumentaram e essa ferramenta tem ainda mais chances de gerar resultados positivos para a sua empresa

Esse modelo ainda é tão relevante nos dias de hoje, visto que, quando você fala com o seu público, você deve saber em qual etapa da jornada de conscientização ele está, desta forma, seu conteúdo será mais preciso para se conectar com seu lead. 

Após realizar esse mapeamento você estará mais preparado para desenvolver melhores estratégias e poderá criar diversas ações, conteúdos, campanhas de remarketing e educar seu lead para o momento da compra. 

Abaixo, você aprenderá mais sobre cada um dos diferentes estágios de consciência:

Inconsciente

No 1º nível a pessoa ainda não sabe que precisa de um produto, mas isso não significa que ela não queira, ela só não pensou no assunto o suficiente, mas tem potencial, pois, tem características que mostram um certo interesse pela solução.

Consciente do problema

2º nível: neste caso as pessoas já sabem que estão com um problema a ser solucionado, mas ainda não sabem qual seria a solução. Nesse momento é importante analisar a condição atual do seu lead e descobrir o máximo de características sobre ele para que ele avance para o próximo nível de consciência.

Consciente da solução

3º nível: nesta etapa as pessoas já estão conscientes da solução, sabem que precisam do produto, mas ainda não pesquisaram, não fizeram orçamento, não sabem detalhes do que elas precisam. E esse é um dos momentos mais importantes para o Marketing de conteúdo, você pode e deve mostrar para o seu cliente que o seu produto é a solução para a dor dele.

Consciente do produto

4º nível: a pessoa já entendeu sobre seu produto, mas está considerando outras variáveis, está pesquisando qual tem melhor preço e as principais vantagens para decidir entre uma determinada marca. Esse é o momento para mostrar todos os seus diferenciais e como você está à frente da concorrência.

Totalmente consciente

5º nível: já no último nível é onde a pessoa está mais consciente e está mais propensa a realizar a compra ou fechar negócio. Ela está apenas esperando a melhor oferta que se adeque aos seus interesses. 

Resultados

Por isso, é extremamente importante mapear todos os pontos de contato com o seu lead e saber trabalhar estratégias que se adequem a cada momento de consciência, assim você aumenta suas chances de conquistar o cliente e de gerar mais vendas.

Seu objetivo é sempre ajudar seus clientes em potencial a passar para a próxima etapa de conscientização, pois, em cada passo você o aproxima cada vez mais de se tornar um cliente.

Está pronto para usar essa ferramenta? Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

1 Comment
  • joao
    Posted at 00:46h, 19 abril Responder

    nesse caso você diz sobre mapear o comportamento do lead e entender em qual nível eles estão. Portanto, entendi que existe níveis diferente de consciência e devemos produzir conteúdos que faça a audiência aumentar de nível. Mas, existe um grande problema que não foi abordado, você esta considerando que o mercado é horizontal e que toda minha audiência vai estar no mesmo nível e devo trabalhar o conteúdo conforme o nível dessa. O mercado é totalmente vertical e você vai encontrar níveis diferentes de consciência dentro da sua audiência…

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