Como o storytelling pode contribuir para os seus negócios?

Contar histórias para gerar engajamento é uma técnica antiga e usada em diversos ambientes, por exemplo, quando nossa mãe queria nos ensinar alguma lição de vida, nos contava histórias de animais, seres de ficção e outros. Mas o que contar histórias tem a ver com os negócios?

Se você já conhece um pouco sobre marketing digital, provavelmente já ouviu falar sobre storytelling. “Story” em inglês significa história e “telling”, contar. Essa técnica é usada nos negócios com o objetivo de captar a atenção das pessoas para transmitir uma mensagem da sua marca, produto ou solução.

A técnica tem feito muito sucesso porque é mais simples engajar o público através de uma narrativa bem construída do que através de textos muito técnicos e com uma linguagem mais complexa. Através do storytelling, as marcas conseguem esclarecer melhor como suas soluções podem corresponder às necessidades dos seus clientes. É preciso cativar, emocionar e envolver o leitor, para que através da sua narrativa ele considere se tornar um cliente.

Os elementos que compõem o storytelling são: personagem, ambiente, conflito e uma mensagem, buscando conectar-se com o leitor em um nível emocional. Dessa forma, mesmo que você esteja falando sobre um assunto bem desgastado, o seu conteúdo será único.

As histórias geram identificação, por isso, conduza o seu leitor em uma jornada que ele não irá se esquecer e que ele se imagine no papel principal. Pense na estrutura simples e clássica: introdução, desenvolvimento e conclusão. É preciso investir na fluidez e criatividade, mas lembre-se, inventar histórias falsas pode ser um grande risco para a imagem da empresa, deixe claro quando se trata de uma história real e quando é uma história totalmente fictícia.

Pronto para contar as histórias da sua marca de uma maneira mais envolvente?

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