14 ago 2018 Saiba o que é co-marketing e como estabelecer parcerias proveitosas
Os profissionais de marketing precisam estar sempre atentos em relação às novidades da área, que se reinventa quase que diariamente. Por isso, é preciso sempre buscar por novas táticas e estratégias que possam trazer resultados positivos para as organizações, como é o caso do co-marketing.
Essa modalidade quebra um velho paradigma: o de que todas as empresas que têm o mesmo público que você são seus concorrentes. Quer entender mais sobre o assunto? Então siga a leitura e tire as suas dúvidas sobre o co-marketing agora mesmo!
O que é co-marketing?
É chamado de co-marketing a estratégia em que duas empresas que têm um público em comum criam e promovem ações de marketing em parceria, dividindo custos e lucros previstos no orçamento.
Assim, uma marca de maquiagens pode fazer parceria com uma rede de salões de beleza, por exemplo, e desenvolver um e-book com dicas para escolher o melhor tipo de maquiagem para cada tom de pele.
Certamente o leitor desse material pode tanto se interessar em adquirir maquiagens, como frequentar um salão de beleza, pois se trata do mesmo público, das mesmas personas.
Quais são os benefícios do co-marketing para as empresas?
O co-marketing traz diversos benefícios para as empresas que realizarem as estratégias em conjunto. Os principais deles são o maior alcance dos materiais criados e a redução de custos.
Maior alcance
Ainda citando o exemplo da marca de maquiagens e do salão de beleza, ambas as empresas podem divulgar o e-book desenvolvido em suas páginas nas redes sociais e outros canais. Isso fará com que mais pessoas tenham acesso ao material.
Redução de custos
Como o trabalho é feito em parceria, os valores do investimento em marketing serão divididos igualmente. Isso fará com que os custos de uma ação possam ser reduzidos pela metade.
Como colocar em prática uma estratégia de co-marketing?
Para colocar uma estratégia de co-marketing em prática, existem três principais boas práticas que precisam ser levadas em consideração. Veja!
Encontre um parceiro
O primeiro passo é encontrar uma empresa parceira, ou seja, uma organização cujo público-alvo seja o mesmo que o seu. Uma dica é buscar por produtos ou serviços que se complementam, como uma academia e uma loja de comidas fitness.
Faça um planejamento em conjunto
O planejamento das estratégias e a própria produção do conteúdo dos materiais devem ser feitos em conjunto, com as equipes de ambas as empresas sugerindo ideias e chegando a um denominador comum.
Mensure os resultados
Os resultados precisam ser mensurados de forma individual e também em dupla, utilizando métricas como a do Retorno Sobre o Investimento – ROI. Assim é possível analisar se as duas empresas obtiveram bons resultados e decidir se a parceria será mantida ou não.
Uma estratégia de co-marketing pode fazer a diferença para o seu negócio. Por isso, não deixe de colocá-la em prática e procure agora mesmo por uma parceria.
Gostou deste conteúdo? Mais materiais interessantes como ele podem ser enviados para o seu e-mail. Para isso, basta que você assine a nossa newsletter. Não perca essa oportunidade!
No Comments