13 fev 2023 Chat GTP: como utilizá-lo a favor da Comunicação Corporativa?
Uma novidade no mundo da tecnologia deixou os profissionais de comunicação bastante atentos: o Chat GPT 3, uma ferramenta de inteligência artificial da empresa Open AI. Lançado em 2022, o software utiliza de linguagem GPT-3.5 para simular uma conversa humana. Entretanto, engana-se quem pensa que é apenas um site de bate-papo, pois o modelo de IA (Inteligência Artificial) pode produzir textos, imagens, dados e insights de acordo com a solicitação do usuário e ajudar pessoas e empresas nos seus negócios.
Hoje (13), foi anunciado pela Open AI uma versão “plus” que será paga do Chat GPT, em que o tempo de resposta será mais rápido, novos recursos serão disponibilizados e o acesso quando o site estiver sobrecarregado continuará normal. Este último item poderá chamar a atenção de muitos adeptos, pois o site costuma apresentar instabilidades quando muitas pessoas o acessam ao mesmo tempo.
O que ele pode criar para a comunicação?
Press releases: pode ser usado para gerar comunicados de imprensa personalizados para públicos específicos e veículos de mídia-alvo. Esta tecnologia pode gerar rapidamente múltiplas variações de um comunicado de imprensa, permitindo que as empresas alcancem uma ampla gama de meios de comunicação e atinjam públicos específicos.
Atendimento ao cliente: útil para fornecer suporte ao cliente rápido e preciso, seja por meio de chat ao vivo ou por meio de sistemas de mensagens automatizados. Isso pode ajudar as empresas a responder às consultas dos clientes com rapidez e eficiência, melhorando a experiência do cliente e reduzindo a carga de trabalho das equipes de atendimento.
Comunicação interna: pode ser usado para gerar comunicações internas como atualizações da empresa, boletins informativos dos funcionários e materiais de treinamento. Isso pode ajudar as empresas a manter os funcionários informados e engajados, enquanto libera tempo e recursos que seriam gastos na criação manual de conteúdo.
Criação de conteúdo: o Chat GPT pode ser usado para gerar rapidamente artigos, postagens de blog, atualizações de mídia social e outras formas de conteúdo. Isso pode ser especialmente útil para empresas que precisam produzir uma grande quantidade de conteúdo em um curto espaço de tempo ou para empresas que têm recursos limitados para se dedicar à criação de conteúdo.
É confiável?
Apesar de o ChatGPT conseguir gerar um código Python intrincado e escrever redações de nível universitário quando solicitado, a precisão das informações depende da solicitação que o chat recebeu e da qualidade dos dados usados. Dessa forma, o Chat GPT pode ser um grande aliado à comunicação corporativa, mas deve ser utilizado com atenção.
Como o treinamento foi cortado em 2021, ele pode não estar atualizado com informações mais recentes ou pode conter informações incorretas. Além disso, o conteúdo não é 100% original, já que a sua base é composta por textos veiculados na internet, e também pode utilizar palavras repetitivas e não ter o português muito correto, já que foi lançado no Brasil há ainda menos tempo.
Embora o modelo possa gerar conteúdo novo e exclusivo, é importante revisar e editar o conteúdo gerado para garantir que seja preciso, apropriado e atenda às suas necessidades.
Como utilizá-lo a favor da Comunicação Corporativa?
O CHATGTP serve como um grande suporte de conteúdo e insights para a Comunicação Corporativa, por meio da grande quantidade de textos e conteúdos que o robô têm à sua disposição. Entretanto, ainda é uma ferramenta criada por uma Inteligência Artificial e, portanto, não tem consciência humana.
Dessa forma, os conteúdos podem não ser muito humanizados, saindo do padrão de comportamento que os usuários têm buscado atualmente. O que pessoas reais buscam nos seus feeds é conectar-se com outras pessoas reais, que produzem conteúdos reais, como explicamos neste artigo. Então, introduzir uma linguagem intimista e mais próxima, utilizando os dados do Chat GPT, é uma forma de melhorar a experiência do usuário e criar autoridade e credibilidade para o seu site.
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Fonte: ABERJE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL e FORBES
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