BeReal e o grande interesse dos usuários de redes sociais por conteúdos “reais” e humanizados

Vira e mexe surge uma nova rede social enquanto outras perdem o prestígio das pessoas. Mas fato é que compartilhar momentos das nossas vidas em plataformas on-line para milhares de pessoas já se tornou algo natural (e talvez cultural) para nós. Entre nascimento e falência de redes sociais, nós continuamos com esse hábito. 

Uma das muitas formas de comprovar o interesse das pessoas por redes sociais é o alto volume de usuários. Apenas no Brasil, 122 milhões de pessoas têm uma conta no Instagram, o que premia a rede social de compartilhamento de vídeos com o 3º lugar das redes mais usadas no país.

O surgimento do BeReal e a sua popularização deixa claro o desejo de consumo dos usuários nas redes sociais e os seus padrões de comportamento. O que pessoas reais buscam nos seus feeds é conectar-se com outras pessoas reais, que produzem conteúdos reais. 

Todo mundo saturou do estilo de vida perfeito dos influenciadores que mostram suas rotinas milimetricamente perfeitas. Fotos maravilhosas de looks do dia que certamente foram tiradas por um fotógrafo. A vida real tem seus contratempos e não sai tudo perfeito assim. 

A rede social lançada em 2020 busca a autenticidade dos seus usuários. As fotos são publicadas assim que tiradas e não é possível fazer edições nem usar filtros. Dessa forma, o compartilhamento de momentos do nosso dia se aproxima do mais verdadeiro possível. Criar situações e atingir o perfeccionismo fica infinitamente mais complicado.

Como forma de compreender o fenômeno da vida real nas redes, o número de usuários do BeReal ultrapassa 53 milhões de pessoas, dados publicados em outubro de 2022. 

Observando o grande interesse das pessoas por se conectarem com pessoas reais e situações reais, as outras redes sociais acrescentaram o recurso de fotos instantâneas nas suas plataformas. O Instagram criou o Candid Storie, o TikTok apresentou o Now e o SnapChat trouxe o recurso Dual Camera.

Sabe como toda essa mudança de comportamento nas redes influencia a sua empresa? Na forma como ela se apresenta nas redes sociais. Perfis como da Magalu, O Boticário, Natura e Casas Bahias comprovam que as marcas precisam se comunicar de forma humana com seus clientes. Pessoas se conectam com pessoas e não com robôs ou produtos.

Aquela série de posts apresentando as funcionalidades de um produto pouco tem impacto para quem está do outro lado da tela. Um produto agrega valor para alguém quando outra pessoa mostra como deve ser usado e qual a sua opinião sobre o item.

Tratar de assuntos reais do dia a dia também é uma forma de se conectar com seus clientes.Compartilhar a rotina de dentro da sua empresa e mostrar alguns processos pode despertar o interesse e interações. 

Para todos esses casos, a Interface tem as soluções ideais para o seu negócio e pode ajudar a construir ou melhorar a imagem da sua empresa no ambiente digital. A equipe de marketing digital pode estruturar uma ação estratégica para se comunicar com seus clientes e atrair mais consumidores. Entre em contato e conheça os nossos produtos. 

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