Belo Horizonte recebe o 25º Congresso Mundial da UNIAPAC e 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade da FIEMG

Evento vai discutir as bases para uma economia mundial mais sustentável, justa e inclusiva

Olavo Machado (Fiemg) Sérgio Cavalieri (ADCE Brasil e Uniapac Latino-américa)

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, Belo Horizonte vai sediar o 25º Congresso Mundial da ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa e UNIAPAC – União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa e o 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O encontro, com o tema: “Empresas, governo e sociedade civil trabalhando juntos para o bem comum” será realizado no Palácio das Artes, com solenidade de abertura às 19 horas do dia 30 de setembro. O evento, organizado pela ADCE Minas e FIEMG, tem o objetivo de gerar debates sobre os atuais problemas econômicos, socioambientais e políticos, associando as ações do Estado com as iniciativas de agentes da sociedade civil visando encontrar soluções para os complexos problemas do Brasil e do mundo na atualidade.

Segundo o presidente da UNIAPAC Latino-americana e ADCE Brasil, Sérgio Cavalieri, este será o maior evento do gênero que Belo Horizonte já recebeu em toda sua história. Os Congressos Mundiais da ADCE/UNIAPAC acontecem a cada três anos, e em 84 anos da entidade pela primeira vez será realizado no Brasil. Já o Seminário Internacional de Sustentabilidade da FIEMG é realizado a cada dois anos. A junção dos dois eventos permitiu trazer palestrantes brasileiros e internacionais de alto nível e uma programação ao mesmo tempo diversificada e rica.

Para o presidente da FIEMG, Olavo Machado, bem comum é algo mais do que a soma de interesses individuais. “Atualíssimo, o tema “Empresas, governo e sociedade civil trabalhando juntos pelo bem comum”, tem interseção direta com a crise econômica mundial e também com o cenário brasileiro de baixo crescimento e corrupção exacerbada”, explica.

O público alvo do evento são empresários, executivos, líderes empresariais, representantes de governos, políticos e lideranças de entidades do terceiro setor, representantes de entidades internacionais como OIT – Organização Internacional do Trabalho e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. No dia 30 de setembro acontece a solenidade de abertura com a palestra do Cledorvino Belini, presidente da FIAT Chrysler para a América latina e apresentação de um vídeo mensagem, do professor e escritor Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Universidade de Colúmbia. O evento prossegue nos dias 01 e 02 de outubro, com seis sessões plenárias, com conferências, palestras e debates sobre a necessidade de se transformar a atual ordem mundial em um novo arranjo que seja mais inclusivo, com justiça e paz. Temas importantes como responsabilidade social das empresas, ética, valores e sustentabilidade serão debatidos entre governo e sociedade civil com o objetivo de unir esforços na busca da construção e promoção do bem comum.

A programação conta com 35 palestrantes, sendo 22 estrangeiros, representando 12 países diferentes, entre empresários, professores e figuras religiosas que irão ministrar palestras, mesas redondas e conversas sobre os assuntos que afligem o mundo na atualidade. Os temas que impactam diretamente a sociedade brasileira, estão na pauta de palestrantes como Marina Silva (professora associada da Fundação Dom Cabral e ex-ministra do Meio Ambiente), o prefeito Márcio Lacerda, que vai falar sobre cidades sustentáveis e inclusivas, Luiz Seabra (fundador e co-presidente do Conselho de Administração da Natura), Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, Christina Carvalho Pinto, ativista social e presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação, Dra. Vera Cordeiro, presidente da Fundação Saúde Criança Brasil.

Os temas globais serão abordados por José Almagro (presidente da Associação de Diretores de Responsabilidade Social, Espanha); Enrique Iglesias (ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento – Uruguai); Michael Naughton (professor da Universidade de St. Thomas, USA); Stefano Zamagni, professor da Universidade de Bolonha na Itália; Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB; Luís Alberto Lacalle, ex-presidente do Uruguai.

Os novos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), que serão referendados na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, por mais de 190 países membros, poucos dias antes do Congresso, serão tema de um dos painéis conduzido pelo próprio PNUD. O jornalista e repórter da TV Globo, Caco Barcellos, vai comandar uma entrevista com cinco jovens empreendedores de diferentes países, que vão apresentar sua visão com relação ao mundo do trabalho na atualidade.

Durante o Congresso, a UNIAPAC irá lançar o seu mais novo livro: “Respeito em Ação – Subsidiariedade aplicada nos negócios”. “É uma publicação voltada para o mundo empresarial que comprova como uma nova maneira de gerenciar, que dá mais poder e autonomia de decisão para os colaboradores, pode trazer benefícios tanto para as empresas quanto para próprios empregados. A gestão com subsidiariedade dá sentido e dignidade ao trabalho, cria na equipe sentimento de auto estima, participação e reconhecimento, fazendo com que eles estejam 100% engajados com os objetivos da empresa”, ressalta Cavalieri.

“Nos últimos anos, o crescimento econômico trouxe desenvolvimento e progresso para nossa sociedade, mas também novos desafios. Unir empresários, representantes do governo, líderes e sociedade para compartilhar experiências e construir novos caminhos é um compromisso para com o próximo. Nossa expectativa é de que as reflexões dos participantes desse Seminário Internacional de Sustentabilidade contribuam para perenizar conquistas recentes da sociedade brasileira. Também trabalhamos com a expectativa de que o seminário contribua para inspirar o início de uma nova era na vida nacional, marcada pelo respeito e valorização de princípios e valores éticos. Talvez este seja o momento para construirmos um grande pacto nacional em um trabalho coletivo que depende da efetiva participação de todos e de cada um”, pondera Machado.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do congresso, com taxa de R$ 350,00. Cada participante receberá de brinde um “tablet” para interagir com os palestrantes. Ao fim do congresso, os participantes terão direito a certificado de participação. A programação completa e demais informações estão disponíveis no website:  www.congressofiemguniapac.com.br. pelo telefone: (31) 3263-4352 ou pelos e-mails: seminario2015@fiemg.com.br e adceuniapaccongresso@adcemg.org.br

 

Serviço

25º Congresso Mundial da Uniapac e 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade

Data: 30 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2015

Local: Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo horizonte

Horário: Dia 30, quarta-feira, a partir das 19:00

Dias 1 e 2 de outubro, quinta e sexta-feira, das 09:00 às 18:00.

Informações: www.congressofiemguniapac.com.br

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.