BBB 21: como o reality movimentou o mundo da publicidade

O Big Brother Brasil acumula fãs há 21 edições. Em 2020 e 2021, o público que já participava ativamente, tem se engajado ainda mais, pois com o isolamento social causado pela pandemia, o entretenimento ganhou mais destaque e audiência. Outra novidade que causou alvoroço, foi a criação do  “camarote”,  onde os participantes são famosos e influencers. Esse novo cenário modificou todo o marketing que gira em torno dessa grande produção.

Com o sucesso da edição de 2020, que bateu recordes de audiência e votação, as ofertas de patrocínio para a edição deste ano  foram altas. De acordo com a Folha de São Paulo, o valor mínimo de investimento era de 18 milhões de reais, e uma propaganda de 30 segundos, durante o intervalo, custava em torno de 508 mil reais. Muito dinheiro envolvido, né?!

A participação dos famosos também mudou o uso das redes sociais.  Alguns integrantes do “camarote”, como as influenciadoras Bianca Andrade e Manu Gavassi, deixaram conteúdos prontos para serem postados enquanto participavam do reality, fazendo com que seu número de seguidores disparasse com a novidade. Esse ano, os “pipocas”, grupo dos brothers que eram anônimos, também aderiram a essa produção de conteúdo prévia e tiveram bons resultados.

Juliette Freire bateu recordes jamais vistos antes. A “pipoca” ganhou a admiração e carinho do público. Somando isso, a todos os conteúdos deixados prontos por ela, e ao bom trabalho feito por seus administradores de redes sociais, a paraibana garantiu o prêmio e 24 milhões de seguidores, número que já aumentou após o fim do programa. E tem mais! A influência da campeã foi tão grande que atingiu o mercado da publicidade. Roupas, produtos usados, ou apenas citados por ela, multiplicaram as vendas. As músicas que ela cantava subiram nas paradas de sucesso, e até um vinho ficou famoso por se chamar Juliette. Isso despertou o interesse de muitas marcas na sister, resultando em muitas propostas e contratos que já ultrapassam o valor do prêmio.

No entanto, não foi só a campeã que fez dinheiro com publicidade dentro e fora do programa não. Participantes como Lucas Penteado, que pediu para sair do reality na segunda semana, se tornou garoto propaganda da Avon, Gil do Vigor, o último eliminado da edição, se tornou o rosto oficial do iogurte Grego Vigor. O goiano Caio, que levou a fama de caloteiro, foi convidado a participar de uma campanha da Serasa e até os “cancelados” da edição fizeram propaganda para o Hotéis.com, com o slogan “cancelamento gratuito”, referenciando uma opção do site.

No final, quem soube aproveitar a visibilidade do programa se deu bem! Seja a própria produção, os participantes ou as marcas. O mercado da publicidade ficou quentíssimo e já estamos ansiosos para as novidades da próxima temporada.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.