Assessoria de Imprensa x Marketing de Conteúdo: você entende as diferenças?

Ter conteúdo qualificado no seu site é imprescindível para fazer um bom marketing digital para a sua empresa. Saber distribuir esse conteúdo nos canais certos para que ele possa atingir o maior número de pessoas possível também é uma tarefa importante. Por isso, muitas organizações ficam em dúvida na hora de escolher entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa.

Apesar de terem alguns elementos em comum, os recursos possuem muitas diferenças e particularidades. Logo, conhecer o que é cada um deles, bem como suas atribuições e resultados esperados, é importante para manter a sua estratégia digital afiada.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda, de uma vez por todas, as diferenças entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa. Confira!

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa basicamente cuida da imagem do cliente. Ela é responsável pelo relacionamento da organização com os meios de comunicação Ela também abastece os meios de comunicação com bom conteúdo, sendo eles offline (rádios, jornais e revistas impressas, televisão, entre outros) ou online (blogs de grande visibilidade, portais, canais do YouTube etc.).

Assim, a assessoria de imprensa não produz conteúdo específico para blogs. Ela produz press releases e notícias, mas não necessariamente cuida da produção de conteúdo rico, que é a base para realizar um bom funil de vendas.

A assessoria também é responsável por fazer o gerenciamento de crises dentro de uma empresa e assessorar o cliente em situações pertinentes à área de comunicação.

Entre os benefícios oferecidos pela assessoria de imprensa, podemos destacar a visibilidade — ela é, sem dúvida, o mais significativo. Uma notícia interessante na mídia envolvendo uma empresa proporciona, muitas vezes, um reconhecimento e capta a atenção de potenciais parceiros e clientes — até mesmo investidores podem se interessar por meio da informação coerente.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é o planejamento de estratégias de conteúdo para a atração do público-alvo da empresa e captação de leads. O profissional dessa área é responsável pela produção do material e publicação no blog da empresa e por atrair visitas qualificadas (pessoas interessadas no assunto da empresa) e transformá-las em leads (pessoas que podem se tornar clientes).

O conteúdo não necessariamente está restrito aos textos. Vídeos, infográficos, whitepapers, cases, slides, entre outros: todos podem ser considerados conteúdos ricos que visam atrair novos visitantes e convertê-los em leads/clientes.

A captação de leads trata-se de ter o e-mail do visitante na base para o envio de material e ofertas. Quando um visitante se torna um lead, é possível qualificá-lo, ou seja, enviar materiais ricos e cases que sejam determinantes na decisão de compra dele por algum produto da empresa.

Várias empresas, instituições e até pessoas que optam por investir no marketing de conteúdo apostam no aperfeiçoamento do relacionamento e nos benefícios que ele viabiliza junto à clientela. Quem conta com um bom contato profissional possui clientes mais fiéis, acarreta o aumento de vendas, alcança um bom posicionamento da sua marca e cria autoridade diante do seu público de interesse.

Como a assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo podem se ajudar?

A assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo são grandes aliados para fortalecer a presença digital de qualquer empresa, além de aumentar a atração de novos clientes. Quando um conteúdo de qualidade é produzido, ele deve ser disseminado para que as pessoas possam lê-lo. Os canais mais comuns para essa distribuição são as redes sociais e o e-mail marketing.

A assessoria de imprensa possibilita que essa distribuição tenha um alcance maior ainda. Graças a ela é possível distribuir o conteúdo da sua empresa em blogs e sites do setor que tenham grande número de acessos pelo público-alvo. Com isso, alcançado um número muito maior de interessados, além de aumentar a visibilidade da marca.

Ela ainda pode ajudar a dar um impulso para o SEO (estratégias e boas práticas para um melhor posicionamento nos resultados das pesquisas). A assessoria de imprensa possibilita a troca de links, aumentando a relevância e a importância do seu site perante o Google, além de aumentar a autoridade da sua marca.

Quais são os benefícios de unir a assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo?

Impulsiona sua marca

Lançar conteúdo que não fala somente da sua empresa, mas dos problemas comuns dos seus potenciais clientes ou do mercado em que o produto está posto já é uma dica popular. É nesse contexto que uma assessoria de imprensa pode ser decisiva para aumentar seus resultados, trabalhando para difundir seu conteúdo para a captação e a nutrição de leads em meios diferentes dos comuns.

Aumenta a credibilidade

Divulgação paga pode funcionar. Entretanto, um conteúdo considerado natural e rico em informações disparado em meios midiáticos, além de serem menos onerosos, tendem a ser mais efetivos, transmitindo confiança ao cliente. Um ótimo trabalho de assessoria busca um tom jornalístico para seus conteúdos, fazendo com que ele seja único, informativo e real. Enfim, transforma-o em uma pauta expressiva para mídia.

Melhora o tráfego

Notícias tendem a ter maior movimentação no ramo digital, e por causa desse fato, é admissível gerar backlinks que vão nortear o leitor ao seu site, ao seu blog ou à sua página em uma rede social. A assessoria de imprensa divulgará seu conteúdo no momento certo e no lugar correto. Por conseguinte, isso atrairá mais visitas e gerará maior tráfego para sua página.

O link para um evento, artigo ou demonstração online ajudará seu lead a mudar de estágio no modo de venda e turbinar seu SEO, produzindo mais leads por meio de pesquisa orgânica. Muito importante ressaltar que é preciso envolver e construir um relacionamento com seu lead, a fim de que ele seja qualificado e propício para venda.

Auxilia na análise de resultados

É essencial compreender e acompanhar o desenvolvimento do comportamento do seu público, saber como ele se comunica com seu conteúdo, suas apreciações e seus feedbacks.

Uma boa assessoria de imprensa vai gerar informações precisas e saberá como estudar essas notícias. Dessa forma você consegue entender se seu público está bem separado e se ele está sendo surpreendido da melhor maneira possível.

Amplia a visibilidade online

As mídias offline são importantes na propagação de uma notícia, contudo, a repercussão na área digital é espontânea e o fluxo, dependendo da informação, é mais intensa e cria “buzz” nas redes sociais e nos blogs. Assessorias de imprensa normalmente têm mecanismos e canais de divulgação que podem aumentar a visibilidade online da sua empresa, ampliando o tráfego e resultando em melhores resultados de SEO.

Como visto até agora, o marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa são bem diferentes, mas são grandes parceiros na hora de aumentar a reputação e o portfólio de clientes da sua marca. Graças a essa parceria, a sua empresa pode atingir patamares além do previsto.

E aí, conseguiu entender as diferenças e os benefícios de combinar a assessoria de imprensa com o marketing de conteúdo? Que tal conhecer agora um guia de assessoria de imprensa? Baixe nosso e-book!

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