05 jan 2023 As principais tendências de SEO para 2023
O SEO é um conjunto de estratégias adotadas para melhorar o rankeamento de conteúdos de blogs no Google. A criação de inbound marketing tem muita força na hora de atrair e converter clientes. Com o passar dos anos, as estratégias foram aprimoradas e novos desafios surgiram. Assim, o SEO se tornou uma das principais ferramentas do marketing digital.
O Search Engine Journal (SEJ), comunidade especialista em SEO, publicou o relatório mais atualizado chamado State of SEO com os desafios e algumas previsões para 2023.
Ouvindo especialistas da área, o SEJ levantou alguns pontos em comum apontados pelos entrevistados sobre os novos rumos do SEO. Os que mais se destacaram foram o machine learning e inteligência artificial (IA), atualizações do Google, descontinuação de cookies de terceiros e páginas de clique zero do Google.
Machine Learning e IA
O mundo tem se adaptado e explorado ao máximo o machine learning e IA, e no SEO eles também tem muita importância, sendo usados em vários aspectos, desde a otimização de conteúdos até link building e pesquisas de palavras chaves. A IA está tão avançada que é possível encontrar conteúdos criados por ela. Mas, é preciso ficar atento.
Embora seja possível gerar conteúdo por meio de ferramentas de Inteligência Artificial, o Google considera esse como spam. Dessa forma, a melhor maneira de criar conteúdo relevante é conhecer muito bem seu público e usar as ferramentas de machine learning e IA como auxiliares de produtividade e manter a essência humana.
Atualizações do Google
As atualizações de algoritmo são frequentes e continuarão modificando o cenário SEO e os profissionais precisam se manter atualizados para garantir que suas estratégias tenham efeito positivo.
As atualizações como BERT (NPL) e E-A-T (expertise, authoritativeness and trustworthiness (expertise, autoridade e confiabilidade) deverão ser mantidas neste ano.
Descontinuação dos cookies de terceiros
A coleta de dados não é necessária para SEO. Com a descontinuação dos cookies de terceiros, essa se torna uma grande oportunidade para os profissionais trazerem mais visitantes para o site sem depender dos cookies de terceiros. Mas lembre-se que o SEO leva tempo, então comece o quanto antes.
Páginas de clique zero do Google
Pesquisas com clique zero são resultados que terminam com menos de um clique e ocorrem em mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yandex.
Com a evolução do SERP permitindo que os usuários acessem mais widgets juntos aos resultados orgânicos, as pesquisas com clique zero estão mais frequentes, como as Respostas Diretas e o Painel de Conhecimento do Google.
Tudo na internet está em constante mudança e os profissionais de SEO precisam estar atualizados para garantir que os sites continuem com visibilidade. Manter a rotina de estudos frequentes, procurar com artigos atualizados e estar conectado com outros profissionais são formas de se manter por dentro das tendências e ter a certeza que está buscando entregar os melhores resultados.
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