10 set 2021 As mídias sociais foram a estratégia de marketing mais utilizada pelas empresas em 2021
As mídias sociais estão em 1º lugar nas estratégias usadas no marketing digital em 2021, de acordo com um estudo realizado pela Hubspot deste ano. Afinal, 8 em cada 10 empresas estão investindo nas redes sociais como forma de fortalecer a marca e gerar receita. Contudo, é preciso algumas táticas para que seja possível colher resultados realmente promissores.
Com bilhões de pessoas nas mídias em todo o mundo, entender como comercializar em várias plataformas sociais tornou-se parte integrante do sucesso de todos os negócios. Em 2021, por exemplo, a principal tática para o marketing de mídia é a escuta social. Ao estabelecer uma relação direta com seu público, você aprenderá exatamente como apoiar, interagir e convertê-los em uma marca leal de advogados.
Para entender um pouco melhor sobre essa e outras estratégias para as mídias sociais, continue a leitura!
A escuta social para relacionamento
A escuta social, ou social listening (termo original), são ferramentas muito importantes para a construção de estratégias de marketing digital. Isso porque elas possibilitam o monitoramento de termos, produtos e conceitos de vários canais diferentes, com o objetivo de observar as atividades dos usuários sobre assuntos que se relacionam com a marca.
O que o seu público está usando, sentindo, dizendo, o que os concorrentes estão fazendo… São todos comportamentos fundamentais para ditar os próximos passos, principalmente no digital. Elas também ajudam a gerenciar o alcance e o engajamento, que facilita a identificação de influenciadores que se relacionam com a sua empresa.
Essas ferramentas também são interessantes para trazer mais empatia à sua marca, conceito necessário para entender ainda mais o seu público. Para João Doederlein, autor que viralizou na internet recentemente com um trecho que traz o significado desse termo, empatia “não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro”.
Ou seja, você precisa sentir, junto com o seu público, o que ele precisa para criar seu conteúdo, produtos ou conceitos, através das suas necessidades.
Humanizar a marca nas mídias sociais
Um dos principais valores que as grandes marcas estão utilizando é a humanização, que também tem como centro o conceito de empatia, que se relaciona com a escuta social. Para isso, é preciso humanizar todo o seu branding e fazer estratégias que irão aproximar sua persona do seu negócio.
Alguns casos de humanização ficaram muito famosos, principalmente de marcas que criaram personagens. Como a Magalu, da Magazine Luiza; a Nath, da Natura e o Baianinho, das Casas Bahia. Mas não se engane, personificar não é necessariamente humanizar e vice-versa.
Você não precisa, obrigatoriamente, criar um personagem para fazer essa humanização. Porém, criar uma brand persona para as redes sociais é importante para representar o tom da marca, sua linguagem e, principalmente, guiar a equipe de marketing na hora de se relacionar com o público.
Criar conteúdo que informa
Por último, mas não menos importante, criar conteúdo informativo é extremamente relevante para as mídias sociais em 2021. E isso não é tão difícil, se utilizarmos a escuta social e a humanização da marca como um trabalho em conjunto.
As pessoas querem conteúdos relevantes e úteis para compartilhar e se engajar de forma autêntica e aberta. As marcas precisam entender que, nas redes sociais, elas estão lidando com indivíduos que precisam de conectividade e liberdade para se comunicar de forma orgânica.
Dessa forma, é preciso criar estratégias para entender o que seu público está procurando e oferecer a ele, de forma eficaz, mas autêntica, o que ele precisa.
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Reprodução/freepik
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