Conheça formas de aumentar a confiança do consumidor

A confiança do consumidor é valiosa e demanda um trabalho para ser conquistada, principalmente se o negócio em questão deseja vender online, seja através de um site, de redes sociais, marketplaces e outros meios. Ela é uma condição essencial para quem deseja ter uma empresa de sucesso e que tenha condições de se manter muitos anos no mercado.

Muitas organizações investem pesado em marketing e publicidade, porém, algumas vezes os resultados não aparecem. Isso pode ser um indicativo de que o seu negócio não transmite credibilidade aos clientes.

O cuidado com o cliente deve transparecer durante todo a jornada de compra e em todos os canais de comunicação em que a organização está presente, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e garantir que eles voltem e indiquem seu produto ou serviço deve ser prioridade de qualquer empresário.

Pensando nisso, selecionamos algumas práticas que podem ajudar o seu negócio nesse processo:

Prova social

A prova social é um dos grandes fatores que encoraja os novos consumidores a comprarem seus produtos ou contratarem seus serviços. Ela é uma espécie de evidência utilizada para mostrar que outras pessoas compraram e aprovaram o seu produto ou serviço, provando o quão bom ele é.

Exemplos: recomendações de especialistas ou pessoas influentes na área, prêmios e certificações, dados e informações sobre a popularidade e número de vendas, feedback e comentários de clientes reais.

Descrições de produto e fotos em alta qualidade

Ao escolher vender online é indispensável criar uma descrição completa e bem feita do produto que deve incluir tudo, desde medidas, materiais, até como o item é embalado e enviado. No caso dos serviços, deve conter valores, regras de uso, validade do contrato, política de cancelamento e outros. 

Além disso, é importante sempre mostrar imagens reais e de boa qualidade, pois, imagens de baixa qualidade ou que não mostram determinados detalhes do produto podem ser desmotivadores e não geram confiança.

Eduque seus consumidores

Muitos consumidores ficam apreensivos nas compras na Internet justamente por não conseguirem diferenciar os verdadeiros das réplicas ou por não saberem se um site é confiável e se o produto realmente vai chegar. Por isso, a sua loja pode ensiná-los como identificar os verdadeiros produtos e mostrar o passo-a-passo da entrega.

Essa ação pode ser feita através de um post no blog ou redes sociais, um vídeo com o passo-a-passo, entre outros.

Invista em mídias sociais e criação de conteúdo

Hoje em dia, redes sociais já funcionam como meios de pesquisa. Por isso, não atualizá-las ou, pior, não estar presente nelas gera desconfiança no consumidor, especialmente o mais cauteloso.

Aprenda sempre mais sobre seus clientes

Por que uma pessoa escolheu sua loja? Parece uma pergunta simples, mas ela é a chave para melhorar a experiência de compra dos seus usuários. Ouvir a opinião de quem efetivamente comprou na sua loja, dará os insights necessários para otimizar a experiência de compra. 

Esteja sempre disponível para os clientes

Nesse mundo conectado em que vivemos hoje em dia, é muito importante estar sempre disponível no site e nas redes sociais para que, quando o consumidor possuir dúvidas e enviá-las através desses canais, seja possível dar soluções rápidas e eficientes para eles; isso ajuda com que os consumidores se sintam bem atendidos e tenham vontade de comprar naquele local por conta da atenção recebida.

Além disso, deixe bem visível as informações, como o CNPJ da empresa para que o consumidor possa pesquisar sobre ela nos órgãos de defesa do consumidor e com isso obter informações para que este sinta-se confiante em realizar a compra em sua loja.

Deixe sempre visível os selos de empresa que avaliam a sua loja, o certificado de segurança do seu site e a política de privacidade 

Ter um selo indicando que o seu e-commerce é bem avaliado, encoraja o potencial cliente a comprar em sua loja, pois, o selo aumenta a confiança e a credibilidade do seu negócio. Além disso, também é indispensável manter disponível e atualizada a sua política de privacidade. Nela insira informações como os dados pessoais do cliente são  armazenados, quais tecnologias são usadas para garantir a segurança dos mesmos, enfim, informe o cliente sobre o funcionamento da sua loja e a sua preocupação com os dados do cliente.

Humanize a sua marca

Construa uma marca próxima, amigável,  transparente e que realmente se preocupe com as necessidades, problemas, preocupações e objetivos dos seus clientes. Isso é importante, já que nem sempre o preço e a qualidade são suficientes para encantar e cativar o consumidor. Muitos levam em conta o compromisso das marcas e sua preocupação com os usuários, assim como sua autoridade em temas relevantes para a sociedade e seu segmento de mercado.

Pronto para implantar essas práticas no seu negócio? A interface é uma agência de comunicação 360 que pode te ajudar nessa tarefa! Entre em contato e conheça os nossos serviços.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.