25 jul 2019 Conheça 4 barreiras da comunicação interna e como superá-las
As barreiras da comunicação interna consistem naquelas situações que fazem com que as mensagens sejam mal repassadas, distorcidas ou interrompidas. Dessa forma, a comunicação não se efetiva e os receptores não conseguem interpretar as mensagens em sua totalidade. Entendê-las é fundamental para evitar diversos problemas em uma organização.
Pensando nisso, separamos, a seguir, algumas das principais barreiras da comunicação interna, mostrando como superá-las. Continue a leitura para conferir!
1. Presenteísmo
O presenteísmo é uma barreira psicológica. O termo serve para conceituar as pessoas que estão de corpo físico em um local, mas com a mente longe. Isso é muito comum de acontecer com aqueles funcionários que têm dificuldade de concentração.
O problema com a falta de atenção nas atividades pode ocorrer também por conta de situações causadas no ambiente de trabalho ou então por questões pessoais de cada colaborador.
Para evitar o presenteísmo, é importante promover o endomarketing e ações que garantam o foco e a atenção dos funcionários na empresa. Incentivar o diálogo, por exemplo, estimula os colaboradores a desabafarem sobre os contratempos com os seus supervisores e, assim, não perderem o foco e a concentração.
2. Omissão de informações
A omissão acontece quando as informações não são repassadas de forma intencional — ou não. Imagine, por exemplo, uma empresa que funciona em dois turnos e que uma máquina seja operada por dois funcionários diferentes em cada um deles.
Se o operador do turno do dia verificar que uma peça não está funcionando de forma adequada e não comunicar ao funcionário da noite, problemas mais graves podem ocorrer e atrasar a produção.
É importante, portanto, conscientizar os colaboradores de serem sempre transparentes e terem confiança em seus gestores para compartilhar qualquer tipo de informação.
3. Ruídos semânticos
Os ruídos semânticos estão relacionados ao significado das palavras e as formas como elas são empregadas. Nesse sentido, é preciso entender que nem todas as pessoas da empresa têm o mesmo nível intelectual e a facilidade para compreender determinadas mensagens.
Um jargão técnico da área de contabilidade pode não ser compreendido pelos profissionais do setor de engenharia. Por isso, os comunicados internos precisam sempre levar essa questão em consideração, prezando pela clareza a todos que fazem parte da organização.
4. Baixa qualidade nos canais de comunicação
Existem diversos canais de comunicação interna que podem ser utilizados, tais como a newsletter, jornal interno, murais etc. Porém, eles precisam ter qualidade para que emissor e receptor se conectem, e as informações realmente cheguem até o alvo.
Sendo assim, um mural localizado em uma área de pouca circulação na empresa não terá o mesmo impacto do que se ele fosse colocado em locais mais estratégicos, como nos vestiários e refeitórios.
E aí, conseguiu entender quais são as principais barreiras da comunicação interna? Então, a partir de agora, lembre-se de sempre buscar meios para evitar que esse problema aconteça, garantindo que as mensagens sejam enviadas e recebidas da melhor maneira possível dentro da sua empresa.
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