24 jan 2019 Explicamos o que é e como fazer um release que te coloque na mídia
Se você chegou até este artigo é porque está procurando saber como fazer release, correto? Pois bem, esse é um conhecimento muito importante, em especial para quem deseja potencializar os negócios, fazendo-se mais conhecido e acessado no meio digital ou físico, independentemente de ser uma empresa, profissional liberal ou órgão governamental.
Mas qual seria a razão disso? O motivo é simples: quanto mais relevância sua ideia tem na mídia, maior a tendência de que ela seja notada pelo público-alvo, o que a torna ainda mais consumível, não importa quais sejam os produtos, serviços ou finalidade que ofereça.
Dado o contexto, explicaremos melhor o que é um release e como fazer. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do conteúdo para conferir!
O que é um release e para que serve?
Também conhecido pelo termo “press release”, um release nada mais é do que documento que tem a finalidade de comunicar a imprensa publicamente. Em outras palavras, é uma declaração por escrito, que será distribuída para os mais diversos canais de comunicação.
Um release costuma ser usado quando uma marca ou personalidade precisa anunciar um produto, serviço, evento, lançamento ou até parceria relevante para o mercado (consumidores, mídia e concorrentes).
Como fazer release?
Agora mostraremos alguns pontos importantes a serem considerados na hora de fazer um release.
1. Dê uma atenção especial ao título
O título é, muitas vezes, subestimado, mas quem conhece a importância que ele tem, pode utilizá-lo em benefício de suas estratégias de comunicação com o público.
É fundamental ter em mente que o título precisa causar o impacto necessário para atrair o interesse do leitor. Sendo assim, de maneira simples, rápida e objetiva, ele precisa contextualizar o leitor sobre o que será dito no conteúdo como um todo.
O release representará a voz do anunciante, o que ele tem a dizer, em que momento a questão se concretizará, o local onde ocorrerá, de que forma isso acontecerá e por quais motivos.
Diferente do que possa parecer, isso não significa que o título deve ser grande. A ideia é ir diretamente ao ponto, sem enrolações. Quer um exemplo básico? “Empresa X anuncia parceria com Empresa Y em 2019”.
2. Foque no release
Durante a produção do texto, jamais perca o foco. Para que ele faça sentido e não se torne enjoativo para quem ler, é necessário manter uma linha de raciocínio direta, evitando dar muitas voltas ou abranger assuntos mais complexos (que exigiriam seus próprios releases).
Preocupe-se mais em manter a qualidade da escrita do que a quantidade, pois dessa forma o receptor não perderá o interesse durante a leitura e entenderá a mensagem transmitida, que é o que realmente importa.
3. Não se esqueça dos cinco itens básicos
- Quem é o receptor da mensagem?
- O que está sendo informado?
- Quando o fato informado ocorreu ou ocorrerá?
- Onde aconteceu ou acontecerá?
- Quais os motivos que levaram a acontecer/como aconteceu?
Lembrando que o ideal é que um release não tenha mais do que uma página de texto escrito. Tenha isso como parâmetro na hora de escrever o texto.
4. Organize as ideias e dê credibilidade ao conteúdo
Separe todas as anotações, dados, estatísticas e informações que tem utilizado para dar apoio à sua construção de pensamentos e dedique um tempo para organizá-las. Ordená-las de modo que façam sentido entre si será fundamental para a montagem da estrutura do texto. Além disso, quanto mais informações, principalmente que venham de fontes confiáveis (e que possam ser checadas publicamente), melhor.
Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como fazer release, é possível desenvolver o documento por conta própria. No entanto, contar com uma agência que tenha uma equipe de jornalistas profissionais para dar o follow up necessário durante o desenvolvimento do processo pode fazer toda a diferença, principalmente para que você receba suporte para lidar com a repercussão após o envio.
Agora que já sabe como fazer release e por que ele é tão importante para a sua imagem na mídia, não deixe conferir também o nosso e-book gratuito sobre o que você precisa saber sobre planejamento estratégico de comunicação empresarial!
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