12 dez 2018 Como e por que manter o bom relacionamento com a comunidade?
Considerado o pai das Relações Públicas no Brasil, Cândido Teobaldo de Souza Andrade já abordava a importância do relacionamento com a comunidade. Um capítulo inteiro do livro “Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos” é dedicado para a discussão dessa temática.
Para esse importante teórico da comunicação empresarial, uma empresa precisa se preocupar com todos os seus públicos de forma estratégica. A comunidade em que a organização está inserida faz parte desse conjunto de públicos e merece uma atenção especial, pois ela pode atingir diretamente a reputação e a imagem do empreendimento.
Mas afinal, como manter o bom relacionamento com a comunidade? Para responder a essa pergunta, desenvolvemos uma lista com dicas práticas. Confira!
Avalie os possíveis impactos que a empresa gera na região de atuação
Toda empresa gera impactos ambientais, sociais e econômicos na região em que desenvolvem suas atividades. Por isso, é preciso fazer um levantamento de todas essas situações e desenvolver ações que possam amenizar impactos negativos e destacar os positivos.
Se uma empresa oferece muitas vagas de emprego e movimenta a economia local, isso deve ser noticiado. Em contrapartida, se utiliza recursos naturais para a produção de produtos, pode causar um impacto ambiental — nesse caso, investir no reflorestamento local e tornar público esse ato pode ajudar no bom relacionamento com a comunidade.
Informe-se sobre as instituições comunitárias
As comunidades, geralmente, têm ONGs, associações ou grupos de moradores que realizam ações comunitárias para promover o bem-estar social. Por isso, convém informar-se sobre essas instituições comunitárias e firmar parcerias.
A sua empresa pode patrocinar eventos beneficentes desenvolvidos por essas entidades, por exemplo.
Mapeie as principais lideranças locais para melhorar o relacionamento com a comunidade
Também é comum que as comunidades tenham lideranças locais, como vereadores muito populares, líderes comunitários, presidentes de bairros, etc. Mapear quem são essas pessoas e se aproximar delas em ações para o bem comum também é uma estratégia interessante.
Engaje os colaboradores em ações sociais
Que tal motivar os seus funcionários a contribuir em ações sociais que beneficiam a localidade em que a empresa está instalada? Podem ser feitas arrecadações de alimentos não-perecíveis para que sejam doados para famílias carentes da comunidade, por exemplo.
Outra ação interessante é incentivar os colaboradores a participarem de campanhas como a de doação de sangue, organizando grupos e disponibilizando transporte para o público interno colaborar.
Tenha estratégias de branding
O branding — ou gestão de marcas — deve ser aplicado nas empresas para que a imagem da organização seja positiva diante do público-consumidor. Porém, ao desempenhar essas estratégias, também é interessante incluir recursos para que a organização seja bem-vista pela sociedade como um todo.
Ter um bom relacionamento com a comunidade é importante para as empresas — pois se essa relação não for harmoniosa, é possível, até mesmo, que haja queda nas vendas do empreendimento, por exemplo. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas!
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