06 nov 2018 Afinal, o que é assessoria de imprensa e por que você deve contratar?
Você sabe o que é assessoria de imprensa? Muito embora seja uma atividade já com bastante tradição na área da comunicação, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre o papel da assessoria dentro da organização.
Entender do que se trata esse serviço é bastante relevante, afinal, ele traz muitos resultados positivos para as empresas de qualquer porte e também pode ser usado por profissionais liberais.
Continue a leitura deste post e compreenda o que é a assessoria de imprensa, para que ela serve, quais são suas vantagens e por que motivos sua empresa deve contratar esse serviço. Vamos lá?
Afinal, o que é assessoria de imprensa e para que ela serve?
A assessoria de imprensa é uma atividade voltada para a comunicação corporativa, que visa desenvolver um bom relacionamento entre as organizações e os veículos de comunicação, como jornais, portais de notícias, emissoras de rádio, televisão etc.
A ideia é que, por meio da assessoria, a empresa tenha sempre portas abertas nos meios de comunicação e consiga espaço espontâneo para divulgar suas ações.
Profissionais que ocupam os cargos de assessores de imprensa geralmente têm formação em Jornalismo ou em Relações Públicas.
Quais são as vantagens de contar com uma assessoria de imprensa?
Ter uma assessoria de imprensa pode trazer diversas vantagens para as empresas. As principais delas estão listadas a seguir.
Fortalecimento da marca
Com presença maior nos veículos de comunicação, as organizações serão mais vistas pelos públicos. Isso gera um fortalecimento da marca, que será mais lembrada pelas pessoas, uma vez que terá ampla divulgação.
Espaço para as ações de marketing
As ações de marketing realizadas pela empresa, sejam comerciais ou institucionais, ganharão mais destaque. Assim, se a empresa fizer uma grande campanha, por exemplo o Outubro Rosa, poderá ter isso facilmente divulgado nos veículos e mídia locais.
Administração de crises
A assessoria de imprensa também é fundamental na hora em que crises afetam a empresa e alcançam a opinião pública. Nesse momento o assessor auxiliará a empresa a administrar o relacionamento com a imprensa e indicar a estratégia mais adequada, o que pode envolver coletivas de imprensa, divulgação de notas de esclarecimento, visitas e uma série de iniciativas que podem ser propostas.
A assessoria de imprensa também pode atuar na prevenção de crises, identificando situações que têm o potencial de gerar problemas e que podem ser corrigidas antes que o problema ocorra. Muitas empresas criam comitês de crise, que monitoram os fatos estratégicos e que dispõe de pessoas capacitadas para atuar nos momentos em que as crises não possam ser evitadas.
Melhora de posicionamento no Google
Os assessores de imprensa modernos não tentam apenas emplacar releases em meios de comunicação tradicionais. Eles também trabalham com marketing de conteúdo e desenvolvem materiais para canais da própria organização, como blogs e redes sociais.
Os conteúdos produzidos com as estratégias corretas garantem que a empresa tenha um melhor posicionamento quando pesquisada no Google. Isso dá mais visibilidade ao nome da organização e, consequentemente, a seus produtos e serviços.
Presença nos veículos de comunicação
A presença de representantes da empresa em veículos de comunicação para dar entrevistas, falar sobre assuntos relacionados à organização, entre outras ações, também pode ser arquitetada por um assessor de imprensa.
De maneira geral, podemos dizer que entender o que é assessoria de imprensa é relevante para as empresas. Afinal, esse serviço gera uma série de vantagens para a organização que, se contratá-lo, poderá obter todos os benefícios que listamos acima.
Para continuar aprendendo sobre o assunto, recomendamos que você também leia o nosso artigo “Como ter assessoria de imprensa mais ativa com ajuda de um parceiro?”. Ele traz importantes contribuições que podem ser colocadas em prática por você.
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