25 out 2018 O que você precisa saber sobre personas em uma estratégia digital?
Está difícil criar conteúdo que realmente consiga engajar o público? Pode ser que você precise rever a sua estratégia de personas. Esse é um recurso essencial para qualquer tipo de empresa, e tem que fazer parte da sua realidade.
O uso de personas é altamente eficiente para empresas que querem desenvolver e promover material focado em resolver problemas. A partir daí, é criado um vínculo com a audiência que fortalece a imagem da marca.
Pense em um personagem que representa uma parcela do seu público. Você pode dar um nome, pensar no dia a dia dessa pessoa, suas opiniões, necessidades, entre outros. Essas informações serão essenciais para o seu conteúdo se tornar mais útil.
Está na hora de desenvolver as personas da sua estratégia! Leve em conta esses detalhes:
Entenda que personas não são público-alvo
O propósito da ideia de personas é oferecer um direcionamento muito mais preciso do que o oferecido pelo público-alvo. Levando em conta o conceito de público-alvo, a sua campanha poderia buscar por mulheres de 18 a 24 anos que trabalham, por exemplo.
Uma persona seria a Juliana, de 21 anos, que concilia os estudos com o trabalho e tem todo um background bem desenvolvido. Criar ações focadas nela seria algo bem mais fácil, certo?
Aproveite um padrão eficiente
Está encarando uma folha em branco do editor de textos para começar a produzir suas personas? Em vez disso, crie uma estrutura que sirva de padrão para depois preencher as informações delas.
Pense em quais são as necessidades do seu negócio. De quais dados você precisa para criar conteúdo que agrade essas pessoas? Monte uma ficha e, após isso, é só recheá-la.
Apoie-se em dados
Por mais que você ache que conheça a audiência do seu produto, o momento de desenhar as personas precisa ser sustentado por dados concretos. Busque pesquisas ou levante informações referentes aos seus clientes para começar esse trabalho.
Assim, você poderá desenvolver personas que refletem a realidade do seu negócio e podem ajudar com eficiência a direcionar sua comunicação na direção certa.
Crie uma biografia completa
Pode parecer algo desnecessário, mas quanto mais você souber sobre suas personas, melhores resultados é possível obter com as suas iniciativas. Isso significa desenvolver uma biografia que consiga responder a todas as perguntas mais importantes que você precisa.
Por exemplo, algo essencial é entender as necessidades da persona, o que ela costuma buscar na internet e de que forma pensa. A partir daí, você pode criar um conteúdo que vá de encontro ao que ela está buscando.
Não se limite a apenas uma persona
Há grandes chances de seu produto apelar para pelo menos dois tipos de pessoas diferentes. Portanto, não faz sentido ter uma única persona em seu planejamento. Essa variedade vai permitir abordagens certeiras e, por consequência, trazer resultados melhores.
Você precisa fazer esse exercício: olhe para os seus produtos ou serviços e tente entender variações de público que eles atendem. Apenas tome cuidado para não exagerar: conte somente com quantas personas faz sentido para o seu negócio.
Agora você já tem todas as orientações que necessita para desenvolver personas bem estratégicas para o seu planejamento de marketing de conteúdo. Lembre-se de que cada material criado pela sua empresa deve atender a uma necessidade específica da persona, senão você arrisca se tornar irrelevante e não terá os resultados esperados.
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