06 nov 2024 Descubra Como a Comunicação Digital Pode Salvar Sua Marca em Momentos de Crise
Imagine que sua marca esteja sendo questionada publicamente, suas intenções distorcidas, e sua reputação entre em jogo. Crises de imagem podem surgir a qualquer momento, desafiando até mesmo as empresas mais preparadas. Mas, em meio ao caos e à pressão, a comunicação digital pode ser sua maior aliada.
Confira o guia abaixo e saiba maiores detalhes sobre o assunto!
O que é a crise e como agir?
Quando falamos de crises de imagem, muitas pessoas tendem a reagir com pânico. Enfrentando o medo e insegurança, o segredo está em agir rapidamente e, mais importante, de forma estratégica.
Com a presença digital bem estruturada, é possível monitorar, reagir e reposicionar sua marca com eficácia.
Um exemplo claro disso foi o trabalho que realizamos aqui na Interface Comunicação com a Oncomed, uma clínica especializada no tratamento do câncer, que enfrentou resistência política e ambiental ao expandir seu hospital.
Com uma abordagem focada em reverter percepções equivocadas e engajar a opinião pública, transformamos um cenário adverso em uma narrativa de necessidade e benefício coletivo.
A Força das Redes Sociais
Hoje, as redes sociais são palcos de debate e opinião. O psiquiatra Daniel Barros, em entrevista para o G1, ressaltou que a falta do olhar do outro, elemento fundamental na interação humana, abre espaço para comentários sem freio social. Dessa forma, as mídias se tornam um dos principais locais para a construção, ou destruição, da sua marca.
Quando bem utilizadas, elas se tornam ferramentas poderosas para esclarecer informações, fortalecer a confiança do público e combater fake news.
No caso da Oncomed, uma fanpage corporativa foi essencial para educar a população sobre o projeto e criar um espaço de utilidade pública, engajando milhares de seguidores em menos de um mês. Esses números mostram o impacto de uma estratégia digital bem executada.
Boas Práticas para Gerir Crises
Embora seja essencial criar um plano de ação personalizado para cada caso de crise de imagem, existem algumas práticas que são a base para a resolução de qualquer problema na área:
- Monitoramento contínuo: Utilize ferramentas digitais para rastrear menções à sua marca, como a Interclip, empresa parceira da Interface, especializada em clipping, monitoramento e análise de informações veiculadas na mídia e nas redes sociais. Com ela, você fica por dentro de tudo que é falado sobre sua empresa e pode identificar problemas antes que se tornem crises.
- Transparência: Seja honesto com seu público. Afinal, com informações claras e consistentes, você evita que seu cliente tenha interpretações erradas.
- Controle da narrativa: Ao utilizar a comunicação assertiva e persuasiva, você direciona a conversa para os pontos positivos e desmistifica informações equivocadas.
- Plano de contingência: Em momentos de crise, é fundamental que sua equipe esteja alinhada quanto às informações verdadeiras e referente ao plano de ação. Além disso, o time deve estar preparado para responder rapidamente em diferentes plataformas.
A Comunicação Digital Vai Além
A gestão de crise não deve se limitar apenas a apagar incêndios. Quando você cuida da sua comunicação, principalmente nas mídias digitais, a reputação da sua empresa é fortalecida, o que previne novos problemas. É como dizem: é melhor prevenir do que remediar.
Por isso, investir em um parceiro confiável faz toda a diferença. Aqui na Interface Comunicação, por exemplo, combinamos expertise em gestão de crises com estratégias no Marketing Digital para proteger e valorizar as marcas em cenários desafiadores.
Quer Saber Mais?
Se sua empresa deseja estar preparada para enfrentar crises e proteger sua imagem, conheça os serviços de gestão de crise e marketing digital da Interface Comunicação.
Nossos cases, como o da Oncomed, são prova do impacto de uma estratégia bem pensada.
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