23 ago 2021 Por que o marketing de conteúdo é importante?
O marketing de conteúdo se tornou indispensável para as empresas, principalmente de médio e grande porte. No relatório de marketing pela Hubspot, referência no mercado digital, 82% das empresas relataram usar ativamente o marketing de conteúdo em 2021, um aumento de 70% em relação ao ano passado.
Esse aumento significativo se deve ao fato dos bons resultados que essa estratégia tem tido com as empresas que as utilizam. Os benefícios são diversos, incluindo reconhecimento de marca, conexões com os clientes e geração de renda.
Mas por que eu preciso saber disso? Porque o mercado muda muito rápido e, por isso, é importante sempre manter-se atualizado sobre o que está acontecendo em seu setor para atrair clientes. Sua marca precisa de estratégias de marketing que sejam relevantes para seus negócios.
Por isso, vamos abordar um pouco mais sobre a pesquisa para aplicar na estratégia de marketing da sua marca. Continue lendo!
Principais tendências do Marketing de Conteúdo
O “Not Another State of Marketing Report” evidenciou algumas tendências do marketing digital voltado para conteúdo que precisamos ficar atentos. Afinal, o mundo digital está sempre se atualizando e é preciso que sua marca acompanhe as tendências para permanecer influente.
Na pesquisa, foram utilizados dados e tendências de mais de 1.500 profissionais de marketing em todo o mundo emparelhado com estratégias e práticas recomendadas para o sucesso de marketing.
Formatos mais usados
Se você é um usuário ativo nas redes sociais, já percebeu que o conteúdo que tem melhor desempenho e distribuição são os vídeos, principalmente os de pouca duração. Com a popularização do Tik Tok, da ferramenta Reels do Instagram, e agora o Shorts do Youtube, as plataformas estão investindo nesse formato.
Diante disso, não é atoa que o vídeo se tornou a principal forma de mídia usada nas estratégias de conteúdo das marcas. O aumento de uploads foi de 80% em relação a 2020. Além dos vídeos, confira os outros formatos mais usados:
- Blogs;
- Infográficos;
- Estudo de casos;
- Entrevistas;
- Ebooks;
Estratégias populares
As estratégias que são utilizadas dentro dessas mídias também devem ser estudadas e analisadas. Nos blogs, por exemplo, uma técnica que é consagrada é a otimização de SEO.
Neste ano, 69% dos profissionais de marketing em 2021 relataram investir em SEO, mas de uma maneira diferente. O foco agora é capturar nichos e palavras-chave para criar conteúdo que possibilitam mais envolvimento com os usuários.
Desta forma, outra estratégia muito importante utilizada é a personalização do conteúdo para o usuário, que se deve pela popularização do UX e UI. Não sabe o que significa essas siglas? UX é quando há a relação da experiência do usuário com seus sentimentos, e UI é a maneira como o usuário alcança essa experiência através do visual.
Para isso, é preciso pesquisar interesses, gostos, necessidades e desejos do seu público. Estamos na era em que estudar o comportamento do usuário é essencial para oferecê-lo a melhor experiência com a sua marca. Desta forma, seu conteúdo deve ser personalizado para falar com ele da melhor forma possível.
Qual a base do Marketing de Conteúdo?
Afinal, o que é marketing de conteúdo? Neste artigo, explicamos melhor sobre ele. Mas, resumidamente, é planejar, elaborar a persona, criar e compartilhar conteúdos relevantes para seu público-alvo, a fim de trazer soluções para seus problemas que são a base do marketing de conteúdo. Os canais aos quais esses conteúdos são veiculados variam entre as redes sociais, blogs, vídeos, materiais ricos (ebooks, newsletter), e-mail, entre outros.
Dessa forma, é possível atrair, gerar conexão e valor para seu público. Porém, essa distribuição também tem outro objetivo, a estratégia foca em aumentar e engajar potenciais clientes. Trabalhando em uma imagem positiva e criando autoridade para sua marca, fica mais fácil as pessoas confiarem e fazerem negócios.
Quer aplicar o marketing de conteúdo na sua marca? Nossa equipe está pronta para produzir conteúdo que converta. Entre em contato com a gente!
Por Nathalia Braz
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