06 jan 2022 6 tendências de comunicação e marketing para sua empresa em 2022
A área da comunicação está sempre em movimento. E quando se trata do digital, as inovações acontecem com mais frequência ainda, não é mesmo? Sempre tem alguma novidade sobre tecnologia, aplicativos, rede social etc. Por isso, é importante que os profissionais de comunicação e marketing estejam sempre atualizados sobre as tendências do mercado.
Selecionamos as 1o principais tendências de comunicação e marketing para 2022. E se você se interessar por alguma delas, nós te ajudamos a aplicá-las no seu negócio!
1. Análise de dados
Os dados tem se tornado cada vez mais importantes para as estratégias de tecnologia. As informações dos usuários permitem uma análise que facilita a otimização de decisões e resultados mais assertivos e eficazes. Dessa forma, quanto mais detalhes a empresa tiver sobre quem são as pessoas que consomem – ou estão interessadas em consumir – o seu produto ou serviço, mais específicas e eficientes serão as campanhas e estratégias de comunicação e marketing.
Afinal, estamos na era da experiência. Ou seja, cada vez mais, os clientes buscam por experiências personalizadas e individuais. Contudo, após a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que entrou em vigor em 2021, todas as instituições públicas e privadas tiverem que definir políticas de privacidade.
Por isso, é importante que sua empresa esteja preparada para utilizar os dados dos seus clientes com a devida precaução nas campanhas, para não terem problemas graves no futuro com a legislação.
2. Dados por meio do conteúdo
O conteúdo baseado em dados também estará em alta em 2022. Após o fenômeno das fake news que ocorreu nas eleições de 2018, se valorizou ainda mais a informação relevante, fontes confiáveis e comprovações de fatos por meio de pesquisas e artigos científicos.
Além disso, em 2021, conteúdos genéricos e sem aprofundamento foram febre. Neste ano, os materiais produzidos terão mais apuração, pesquisa, embasamento, análise e dados. Será preciso focar na qualidade para o conteúdo ser relevante ao seu público, o que vai ganhar ainda mais importância.
3. Consolidação dos vídeos curtos
Que os vídeos curtos estilo TikTok e Reels do Instagram estão bombando, vocês já sabem. Porém, nem todos se adaptaram a este formato. No entanto, se você quer que sua marca esteja em evidência em 2022, principalmente nas mídias sociais, precisará investir neste conteúdo.
Afinal, as publicidades e campanhas terão que ser convertidas aos vídeos de até 60 segundos, pois é o que o público está consumindo. De acordo com o The Verge, pelo menos no Android, as pessoas atualmente passam mais tempo assistindo vídeos no TikTok do que no YouTube.
4. E-commerce nas redes sociais
As redes sociais não são mais uma plataforma somente de interação, atualmente também são um espaço para vendas. As próprias plataformas começaram a disponibilizar locais para anúncio de produtos, facilitando a descoberta dos usuários. As novas gerações, por exemplo, usam mais as redes sociais para se informar sobre as marcas do que os mecanismos de busca, segundo pesquisa da Hootsuite e We Are Social.
A Meta, que inclui o Facebook e o Instagram, já possuem lojas virtuais para facilitar a conexão entre marcas e clientes. Porém, nos Estados Unidos, já está disponibilizado o Instagram Checkout, que permite que os usuários finalizem a compra dentro do app. Funcionalidade que deve se tornar global em 2022.
5. Mais diversidade, inclusão e sustentabilidade
Nos últimos anos, vimos como o público têm cobrado que as marcas se posicionem e abordem sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade, principalmente nas mídias sociais. Mas, não sendo abordadas somente nas publicidades e propagandas, posts nas redes ou outdoors pela cidade.
Hoje em dia, é preciso que esse discurso reflita em todas as esferas da instituição, incluindo no quadro de funcionários, na nomeação de gestores e líderes, campanhas internas e desenvolvimento dos produtos e serviços.
Por isso, a comunicação interna e externa precisam estar, mais do que nunca, alinhadas com o mesmo propósito e valores nas estratégias de marketing em 2022. Contudo, outra questão que precisa ser incluída nas campanhas são as questões sociais e ambientais.
No era da informação, as pessoas estão cada vez mais conectadas e precisam que as marcas também se atualizem sobre os assuntos.
6. Modelos organizacionais horizontais
Cada vez mais se busca uma comunicação mais humanizada nas empresas, onde os colaboradores podem ter mais autonomia nas decisões e um relacionamento mais aberto com a chefia. Em modelos horizontais, a liderança é mais flexível e a comunicação é peça chave, deixando a hierarquia de lado para o progresso da organização.
O papel do gestor é facilitar e organizar os processos e ações, mas possibilitando que a equipe faça parte ativamente das escolhas. Assim, a colaboração de todos permite que mais dificuldades sejam ouvidas e que todos fiquem satisfeitos com os resultados.
Sua empresa está preparada para essas inovações? Nós temos especialistas que podem te ajudar! A Interface Comunicação é uma empresa de comunicação empresarial que atua há 27 anos transformando marcas e construindo pontes. Por isso, entre em contato e faça parte do nosso time!
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