16 jan 2019 5 passos para melhorar o jornal interno da sua empresa
A tecnologia tem feito com que novos instrumentos de comunicação ocupem espaço nas organizações. Porém, isso não quer dizer que ferramentas mais tradicionais, como o jornal interno da empresa, precisem ser totalmente abandonadas.
Esses veículos são uma ferramenta dinâmica, inclusiva e que possibilita a todos os colaboradores o acesso às informações do que acontece dentro da organização.
Isso é importante, principalmente, nas empresas em que os funcionários não têm acesso à internet a todo instante no ambiente de trabalho.
Por se tratar de um tema muito relevante para quem planeja a comunicação interna das organizações, desenvolvemos este artigo que apresentará 5 ideias para você melhorar o jornal interno da sua empresa. Confira!
1. Desenvolva ideias criativas
É preciso utilizar a criatividade para criar um jornal interno da empresa atrativo e que chame a atenção dos colaboradores. Deve-se pensar, por um exemplo, em um layout diferenciado, com uma cor diferente para cada editoria do periódico.
A capa também precisa ser chamativa e trazer manchetes que instiguem a vontade de saber mais sobre os assuntos desenvolvidos na edição.
2. Envolva mais os colaboradores na produção
Os jornais internos precisam trazer assuntos que são de interesse dos colaboradores da empresa e é por isso que eles precisam ser envolvidos na produção. Disponibilizar um e-mail para que sejam enviadas sugestões de pautas, por exemplo, é uma boa ideia para incentivar a participação dos leitores.
Outra dica é criar uma espécie de coluna social no jornal. Assim, você deve solicitar aos funcionários que enviem fotos de seus casamentos, formaturas, filhos recém-nascidos, entre outros acontecimentos que julguem relevantes de serem noticiados.
3. Faça um bom planejamento de conteúdo
Fazer um bom planejamento de conteúdo é fundamental para o sucesso do jornal interno da empresa. Ele precisa ter editorias diversas e não focar apenas em comunicados da empresa — afinal, isso pode ser feito por meio da comunicação interna e não é nem um pouco atrativo para os colaboradores.
Algumas ideias de pauta envolvem:
- conteúdos sobre saúde e qualidade de vida;
- entrevistas com especialistas sobre assuntos de interesse geral, como política e economia;
- colunas segmentadas com profissionais de renome;
- espaços com dicas de livros, filmes ou séries.
4. Tenha cuidado com a linguagem adotada no jornal interno da empresa
Nos diferentes níveis hierárquicos das empresas podem ser encontradas pessoas com diversos índices de escolaridade. É por isso que a linguagem desse veículo comunicacional deve ser simples e de fácil entendimento. A ideia é que todos possam ler e compreender o jornal, desde os colaboradores das linhas de produção até a alta cúpula administrativa.
5. Estabeleça uma periodicidade
Assim como os jornais comerciais, a publicação da sua empresa precisa ter uma periodicidade. Desse modo, os colaboradores poderão se planejar para sugerir conteúdos e ficarão ansiosos para ler a próxima edição.
Recomenda-se que o jornal empresarial seja publicado mensalmente ou quinzenalmente, de acordo com a demanda de cada organização.
Você produz um jornal interno da empresa? Em caso negativo, talvez seja relevante adotar essa ferramenta em sua organização.
Para desenvolver um jornal ainda mais próximo do público, é preciso conhecer o ambiente da empresa com profundidade. Por isso, é importante realizar um diagnóstico da comunicação e do ambiente interno da sua organização. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas de como fazer isso de forma eficiente.
No Comments