5 erros de assessoria de imprensa que você deve evitar a qualquer custo

A assessoria de imprensa é uma apresentação de fatos e de notícias cujo objetivo é apresentar algo sobre determinada empresa, evento, produto ou serviço. Trata-se de uma oportunidade valiosa para marcas, negócios e artistas atingirem sua audiência e criarem uma imagem de credibilidade através de diversos meios midiáticos.

Entretanto, para garantir uma assessoria de imprensa eficaz, é preciso dar atenção aos mínimos detalhes, que vão desde a produção textual até o follow-up e posterior confirmação dos resultados.

Por isso, no post de hoje, separamos 5 erros de assessoria de imprensa que você deve evitar a qualquer custo. Acompanhe:

1. Materiais sem qualidade ou profundidade

Editores, repórteres e blogueiros recebem uma grande quantidade de releases todos os dias e, por isso, as chances de conseguir uma publicação são pequenas. Agora, imagine se um release chega com erros gramaticais, clichês, jargões ou péssima pontuação?

Os textos da assessoria de imprensa precisam ser claros, diretos e bem escritos. Evite o uso indiscriminado de pontos de exclamação, por exemplo, pois eles podem ser considerados um tipo de spam pelas contas de e-mail.

Muita atenção para não cair na armadilha de escrever em primeira pessoa, já que os textos jornalísticos utilizam a terceira pessoa como regra. Além disso, evite adjetivos desnecessários, uma vez que eles são algo mais relacionado a campanhas publicitárias. Tenha sempre em mente que seu release deve se destacar em meio aos outros recebidos pela editoria.

2. Não ter follow-up adequado

Na hora de realizar o follow-up (acompanhamento), evite usar apenas o clássico telefonema logo após o envio do e-mail. É preciso criar, estabelecer e manter uma relação com os jornalistas.

Conheça melhor o trabalho deles e contribua para gerar um vínculo onde todos saiam ganhando. Dessa maneira, você entenderá melhor como proceder com sua assessoria de imprensa para conquistar seu espaço na mídia.

3. Não ter um plano de comunicação

Não dar a devida atenção ao plano de comunicação é outro dos principais erros de assessoria de imprensa. Jamais se esqueça de itens essenciais como:

• escolha da equipe de atendimento e suas funções, períodos e cronogramas;
  • mailing com os principais veículos de comunicação;
  • follow-up;
  • definição de resultados;
  • forma de mensuração.

Lembre-se de que cada etapa do processo tem sua importância e não pode ser colocada de lado! Com um plano de comunicação, sua assessoria de imprensa se tornará mais eficiente, produtiva e bem-sucedida.

4. Escolher títulos inadequados

O título do release será a primeira coisa que o jornalista verá, por isso, assegure que esteja conciso e que seja realmente relacionado com o conteúdo do texto. Como falamos anteriormente, seu texto precisa se destacar em meio aos demais e, portanto, o título deve encorajar o jornalista a querer saber mais.

Mais uma vez, cuidado para o uso de clichês e jargões! Além disso, não assuma que o jornalista sabe tudo sobre você. Inclua todos os fatos essenciais em um resumo no primeiro parágrafo, com nome, endereço e detalhes da história que você quer contar.

5. Manter distância do mundo digital

Existe muito espaço na internet para a divulgação de informações relevantes ao público-alvo das empresas. Você ouviu falar em assessoria de imprensa 2.0? O nome refere-se à integração da área com as redes sociais, blogs, sites e todas as novas ferramentas digitais.

O assessor de imprensa não precisa se ater apenas ao e-mail, mas sim lançar mão de toda uma gama de oportunidades online como Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, entre outros.

Viu só como é possível eliminar algumas desvantagens logo de cara? Agora que você aprendeu com esses 5 recorrentes erros de assessoria de imprensa, será possível garantir mídia espontânea para o seu negócio e atingir os melhores resultados. E para continuar crescendo cada vez mais, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Post A Comment