4 problemas que estão atrapalhando a comunicação interna da sua empresa

A comunicação interna é uma das partes mais importantes de uma empresa. E quando esse processo tem falhas, impacta negativamente nos resultados do seu negócio. Afinal, com os colaboradores desengajados e desmotivados, ainda mais se tiver um clima desagradável, o trabalho fica quase impossível de ser realizado.

Para a comunicação ser precisa, é necessário um fluxo de informações eficientes, em que todos da equipe, do líder até o encarregado, compreenda o que está sendo transmitido. Por isso, as empresas devem investir, cada vez mais, em estratégias de endomarketing.

Estudando técnicas e práticas que serão colocadas em sua equipe e que trarão resultados incríveis para a própria organização.

1. Falhas na comunicação

Claro que não poderíamos deixar de começar com o mais importante, que é justamente a comunicação. Quando não há processos de comunicação interna eficazes, é claro que o colaborador pode se sentir desamparado e prejudicado pela empresa. Afinal, muitas vezes, principalmente em empresas de grande porte, é muito difícil que uma mensagem passe por todos os setores.

Para que todos os colaboradores da empresa estejam motivados a trabalhar e defendê-la, é preciso que se sintam parte da companhia. Assim, procure compartilhar com eles quais são as estratégias de ação e os objetivos que a empresa espera obter ao final dos ciclos. Se a empresa tem metas, todos devem saber quais são elas. Se a organização tem estratégias de ação, todos devem participar.

Então, para isso, é preciso ter um planejamento de comunicação, com objetivos e métricas, além de disponibilizar as ferramentas corretas para que isso ocorra. E, claro, uma equipe que fique responsável por tudo isso.

2. Deixar de fazer o trabalho em equipe

Para uma comunicação interna funcionar é preciso que o Recursos Humanos, a Comunicação e a equipe de Endomarketing trabalhem em parceria. Mas o que ocorre na maioria das vezes é que o setor de RH procura passar a responsabilidade para a área de Comunicação quando as coisas não estão muito bem com os funcionários. Essa não é uma prática correta.

A comunicação não depende somente de transmissão de informações. O bom clima organizacional demanda ações de relacionamento e gestão de pessoas, tarefas para as quais o pessoal de RH tem maior capacitação.

3. Ter incoerência no que é comunicado e no que é praticado

Um dos problemas mais graves que equipes de comunicação interna enfrentam é a incongruência entre o discurso da empresa e suas ações praticadas.

Um exemplo comum é a companhia que alimenta o discurso sobre a valorização dos funcionários, mas se nega a investir na atualização ou especialização deles. Esse tipo de incongruência cria uma dissonância cognitiva entre os colaboradores que joga por terra todo o esforço da comunicação interna.

Portanto, a empresa que deseja investir em comunicação interna precisa analisar com cuidado o discurso que será propagado para garantir que suas ações vão segui-lo.

4. Não profissionalizar o setor de comunicação interna

Como foi possível ver neste artigo, uma grande parcela dos erros de comunicação interna cometidos por empresas são frutos do desconhecimento básico do funcionamento dessa ferramenta.

Quando os responsáveis por esse recurso não são especializados na área, não entendem todo o poder da ferramenta e nem como utilizá-la da maneira mais proveitosa possível. Com isso, acabam cometendo erros que causam mais prejuízos do que benefícios. O barato, nesse caso, realmente sai caro.

Agora que você já conheceu 4 problemas que estão atrapalhando a comunicação interna da sua empresa, é hora de aprender como evitá-los dentro da sua empresa. Baixe gratuitamente o nosso Guia Prático sobre Comunicação Interna e entenda como obter resultados incríveis na sua empresa!

 

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