3 dicas de oratória para o porta-voz da empresa no media training

3 dicas de oratória para o porta-voz da empresa no media training

É chamado de media training o treinamento realizado pelas empresas para preparar as pessoas que as representarão em eventos, em entrevistas a jornalistas, entre outras situações em que é preciso a presença do porta-voz da organização. Ao preparar esse empregado, que será a imagem personificada da empresa para os públicos, é necessário que sejam repassadas algumas dicas de oratória. Afinal, o porta-voz precisa manter a compostura, saber se comunicar bem e manter um diálogo amigável em qualquer situação.

A seguir, veja uma série de dicas de oratória que podem ser desenvolvidas em um media training.

1. Desenvolva a entonação e a projeção de voz

A entonação e a projeção de voz são muito importantes ao fazer um discurso falado. Nesse sentido, é preciso adequar o volume da voz de acordo com o público com quem está falando. Em algumas situações, como para falar com muitas pessoas em uma plateia, é preciso utilizar recursos como os microfones para a voz ser mais alta.

Quando alguém fala muito rápido ou em um tom de voz muito baixo, pode passar a impressão de que está nervoso ou de que não tem domínio sobre o assunto que está discursando.

O tom de voz adequado, nem muito alto e nem muito baixo, demonstra tranquilidade e passa uma sensação de confiança para as pessoas que estão recebendo a mensagem.

A voz também pode ser entonada de forma diferente em cada situação. Assim, ao fazer uma pergunta, pode-se começar com uma voz mais baixa e ir aumentando até o final da frase, por exemplo.

2. Saiba o que vai falar

O orador precisa ter ciência daquilo que vai falar, por isso, antes de se colocar diante do público, deve-se estudar bastante sobre os assuntos que serão abordados.

Ao dar uma entrevista ou participar de uma coletiva de imprensa, por exemplo, o porta-voz da empresa precisa estar preparado para responder às perguntas mais críticas, bem como ter conhecimento de tudo aquilo que poderá ser perguntado pelos jornalistas que estiverem no local.

3. Melhore a sua articulação

É preciso que os porta-vozes das empresas tenham consciência de que assim como a voz, o corpo fala. Ou seja, deve ser feito também um preparo da articulação corporal ao dar uma palestra, ser o mestre de cerimônias de um evento, entre outras situações.

É preciso ter uma movimentação para que todas as pessoas presentes sejam visualizadas em algum momento do discurso, pois se passa mais confiança quando se olha as pessoas nos olhos ao falar.

Os gestos também devem ser feitos na altura da linha da cintura. Quando são feitos abaixo, eles podem passar a sensação de insegurança. Já os gestos muito altos podem demonstrar desespero ou despreparo.

Essas são algumas dicas de oratória importantes que devem ser levadas em consideração para o preparo do porta-voz da empresa em um media training. Por isso, não deixe de aplicá-las quando for fazer esse trabalho e, assim, ter uma pessoa mais preparada.

Gostou do nosso artigo? Que tal então compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim mais pessoas terão acesso a essas dicas valiosas.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.