As mídias sociais estão em 1º lugar nas estratégias usadas no marketing digital em 2021, de acordo com um estudo realizado pela Hubspot deste ano. Afinal, 8 em cada 10 empresas estão investindo nas redes sociais como forma de fortalecer a marca e gerar receita. Contudo, é preciso algumas táticas para que seja possível colher resultados realmente promissores.
Com bilhões de pessoas nas mídias em todo o mundo, entender como comercializar em várias plataformas sociais tornou-se parte integrante do sucesso de todos os negócios. Em 2021, por exemplo, a principal tática para o marketing de mídia é a escuta social. Ao estabelecer uma relação direta com seu público, você aprenderá exatamente como apoiar, interagir e convertê-los em uma marca leal de advogados.
Para entender um pouco melhor sobre essa e outras estratégias para as mídias sociais, continue a leitura!
A escuta social para relacionamento
A escuta social, ou social listening (termo original), são ferramentas muito importantes para a construção de estratégias de marketing digital. Isso porque elas possibilitam o monitoramento de termos, produtos e conceitos de vários canais diferentes, com o objetivo de observar as atividades dos usuários sobre assuntos que se relacionam com a marca.
O que o seu público está usando, sentindo, dizendo, o que os concorrentes estão fazendo… São todos comportamentos fundamentais para ditar os próximos passos, principalmente no digital. Elas também ajudam a gerenciar o alcance e o engajamento, que facilita a identificação de influenciadores que se relacionam com a sua empresa.
Essas ferramentas também são interessantes para trazer mais empatia à sua marca, conceito necessário para entender ainda mais o seu público. Para João Doederlein, autor que viralizou na internet recentemente com um trecho que traz o significado desse termo, empatia “não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro”.
Ou seja, você precisa sentir, junto com o seu público, o que ele precisa para criar seu conteúdo, produtos ou conceitos, através das suas necessidades.
Humanizar a marca nas mídias sociais
Um dos principais valores que as grandes marcas estão utilizando é a humanização, que também tem como centro o conceito de empatia, que se relaciona com a escuta social. Para isso, é preciso humanizar todo o seu branding e fazer estratégias que irão aproximar sua persona do seu negócio.
Alguns casos de humanização ficaram muito famosos, principalmente de marcas que criaram personagens. Como a Magalu, da Magazine Luiza; a Nath, da Natura e o Baianinho, das Casas Bahia. Mas não se engane, personificar não é necessariamente humanizar e vice-versa.
Você não precisa, obrigatoriamente, criar um personagem para fazer essa humanização. Porém, criar uma brand persona para as redes sociais é importante para representar o tom da marca, sua linguagem e, principalmente, guiar a equipe de marketing na hora de se relacionar com o público.
Criar conteúdo que informa
Por último, mas não menos importante, criar conteúdo informativo é extremamente relevante para as mídias sociais em 2021. E isso não é tão difícil, se utilizarmos a escuta social e a humanização da marca como um trabalho em conjunto.
As pessoas querem conteúdos relevantes e úteis para compartilhar e se engajar de forma autêntica e aberta. As marcas precisam entender que, nas redes sociais, elas estão lidando com indivíduos que precisam de conectividade e liberdade para se comunicar de forma orgânica.
Dessa forma, é preciso criar estratégias para entender o que seu público está procurando e oferecer a ele, de forma eficaz, mas autêntica, o que ele precisa.
Preciso de ajuda para fazer as redes sociais alcançarem seu público? Entre em contato e conheça nossos serviços!
Reprodução/freepik