Qual a importância de um planejamento de comunicação interna?

Um bom plano de comunicação interna é essencial para o planejamento estratégico das empresas. Ele estabelece de que maneira a comunicação organizacional vai atuar internamente e deve incluir questões como objetivo, mensagem, abordagem, avaliação, diagnóstico e outros temas importantes.

No post de hoje, você vai conhecer a importância de um bom plano de comunicação interna e aprender os primeiros passos para fazer esse planejamento na sua empresa. Acompanhe!

Por que fazer um planejamento de comunicação interna

O planejamento de comunicação interna é fundamental para melhorar a produtividade de uma empresa, uma vez que o público interno precisa estar informado e alinhado com os objetivos da organização para produzir mais, com eficiência e qualidade.

A comunicação interna ainda atua na manutenção de um clima organizacional positivo, fornecendo informações relevantes e diminuindo consideravelmente a famosa “rádio peão”, que são especulações feitas por colaboradores frente à falta de uma comunicação oficial na empresa.

Como elaborar um bom plano de comunicação

O plano de comunicação depende, antes de tudo, do planejamento estratégico de cada organização. Entretanto, para saber o que comunicar é necessário identificar claramente os objetivos da empresa e onde ela quer chegar. Veja a seguir o passo a passo para elaborar o plano de comunicação interna de sua empresa.

Definição da equipe

O sucesso do plano de comunicação interna depende de um trabalho conjunto, com uma equipe capaz de somar conhecimentos das áreas de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, tomando como base uma ideia da comunicação integrada.

Diagnóstico da comunicação interna

Quando se trabalha com um planejamento de comunicação interna, os cenários possíveis a serem enfrentados pela organização devem ser previamente mapeados, desde as oportunidades até as ameaças. Assim, a empresa estará melhor preparada para as dinâmicas do ambiente.

Mesmo que os cenários mudem internamente, é mais fácil refazer um plano de comunicação interna do que começar do zero. O plano demanda pesquisa, avaliação e reflexão, possibilitando que a empresa se antecipe em relação aos concorrentes, pois tem um público interno altamente engajado com os objetivos da organização.

Planejamento de estratégias

Após o diagnóstico da comunicação interna, é preciso planejar uma estratégia que leve em conta as expectativas dos funcionários referentes à empresa e ao trabalho, se a política interna é coerente com a cultura da política global da companhia e se existem veículos de comunicação adequados para a comunicação interna.

Definição de objetivos

Após esse diagnóstico, é necessário identificar quais são os pontos fracos e fortes da política atual de comunicação. Em seguida, é hora de definir os objetivos. Na maioria das vezes, o plano de comunicação é repleto de pequenas ações e ideias, compondo estratégias que, alinhadas, fecham o plano de comunicação.

Elaboração do plano de comunicação

Quando os objetivos do plano de comunicação forem definidos, é importante que a política adotada seja simples, realista e transparente. Um bom plano de comunicação deve contemplar:

  • coerência e conhecimento da organização;
  • planejamento e estratégias alinhadas com a realidade do mercado;
  • definição da disponibilidade financeira da companhia para investir na comunicação interna;
  • compreensão de quais ações devem ser priorizadas;
  • distribuição das tarefas e atividades;
  • comprometimento da direção com o setor de comunicação.

 

Um planejamento sólido é necessário principalmente quando uma empresa está em expansão ou passa por mudanças de gestão, sendo a comunicação interna um importante elo entre aos funcionários e os objetivos da organização.

Neste sentido, é importante ressaltar que um plano de comunicação interna só sai do papel se contar com o apoio da alta direção da empresa.

Se você gostou deste post,  também vai se interessar em saber como realizar um plano de comunicação interna eficiente!

Relacionado

Sem Comentários

Escreva um Comentário