15 dez 2017 Você sabe o que é Geomarketing? Entenda como ele pode te ajudar!
Após o término de uma guerra atômica, a Oceania se tornou uma grande potência liderada por um partido e pela figura do Grande Irmão, que utiliza uma tela que monitora as pessoas e aquilo que elas estão fazendo a qualquer instante. Essa é a premissa de 1984, um dos mais famosos romances do escritor inglês George Orwell, que, pela primeira vez, trouxe uma ideia próxima sobre o que é geomarketing nos dias de hoje.
É claro que os objetivos que as empresas têm ao utilizar o geomarketing não são dominar o mundo com uma única ideologia, como narra a obra de Orwell, mas ter um conhecimento maior daquilo que o seu público faz e, assim, segmentar ainda mais as suas bases de clientes e elevar as vendas, com ações mais assertivas.
Está um pouco confuso? Então continue a leitura e entenda como o geomarketing pode ajudá-lo. Nós respondemos as principais dúvidas que as pessoas geralmente têm acerca do assunto. Vamos lá?
O que é geomarketing?
Desde que o mundo é mundo, as pessoas se movimentam, vão para o trabalho, para a escola, frequentam shows e espetáculos culturais etc. E, após o surgimento dos smartphones, as pessoas começaram a levar os aparelhos sempre junto consigo para todos os lugares.
O geomarketing, portanto, consiste nas estratégias de marketing que se relacionam com as tecnologias de inteligência sobre localização, fazendo com que as campanhas sejam otimizadas a ponto de alcançar o consumidor na hora e no local em que ele estiver.
Por que é importante utilizar o geomarketing?
Quando as pessoas se movimentam, elas mesmas deixam registros por onde passam. Fazer check-in pelo Facebook em um restaurante, marcar com uma hashtag o local onde tirou uma determinada foto postada no Instagram, entre outras ações, podem se tornar informações valiosas para os estrategistas de marketing.
O geomarketing, dentro desse contexto, é importante para que a publicidade das empresas seja trabalhada por meio de anúncios, mensagens ou e-mail marketing. Tudo isso fará com que o investimento em campanhas de marketing tenha mais assertividade.
Como utilizar o geomarketing?
Existem diversas maneiras de utilizar o geomarketing para aumentar o número de frequentadores de um estabelecimento ou compradores de um produto. Nós elencamos as principais estratégias que podem ser executadas. Confira!
Check-ins
Uma das maneiras mais populares de usar o geomarketing é por meio do check-in. Assim, se você tem uma lanchonete, por exemplo, pode criar promoções, como dar um lanche ou brinde grátis para os clientes que fizerem check-in pelo Facebook no estabelecimento.
Site com notificações
Se você costuma acessar sites na internet, já deve ter percebido que algumas páginas exibem uma notificação com frases, como “esse site deseja saber a sua localização”. Ao clicar em “sim” ou “ok”, você estará possibilitando que sejam exibidos conteúdos personalizados. No Google ou em outros buscadores, por exemplo, ao fazer uma busca sobre uma determinada especialidade médica, de nada adianta encontrar um profissional que atende em uma cidade muito distante da sua.
Segmentação de público por região
Ao criar anúncios pagos no Facebook, no Instagram ou em outras redes sociais, é possível segmentar o público que será atingido pela cidade, estado ou país em que as pessoas estão. Assim, por exemplo, se você tem uma rede de lojas no estado de Minas Gerais, pode segmentar para que somente quem estiver nessa região tenha acesso aos posts, uma vez que um usuário no Rio Grande do Sul ou em qualquer outra localidade não faz parte do seu público-alvo.
E aí, conseguiu entender o que é geomarketing e como utilizá-lo em suas estratégias? Em caso de dúvidas, deixe um comentário no espaço abaixo e responderemos o mais breve possível.
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