06 out 2016 Você entende como funciona a jornada do cliente no marketing de conteúdo?
Entender o que pensa o seu cliente é essencial para fazer vendas inteligentes. Não é tão difícil trabalhar dessa forma. Segundo dados da HubSpot, 57% das pessoas já tomaram uma decisão antes mesmo de ter contato com uma loja ou vendedor. Elas se acostumaram a procurar informações sozinhas, por meio de buscas na internet, com o objetivo de se educar ao máximo sobre o que querem comprar.
Este público não é mais impactado por anúncios convencionais, que apontam este ou aquele produto como o melhor. Para obter sucesso neste novo momento, é necessário entregar valor ao cliente e ter consciência de que ele próprio faz a lição de casa para realizar sua compra.
Com este novo cenário, como as marcas podem conseguir impactar seu público de forma eficiente? É para solucionar esse problema que foi desenvolvido o conceito de jornada do cliente.
O que é a jornada do cliente?
Trata-se de um modelo usado para se ter ideia do processo pelo qual uma pessoa passa até o momento em que realiza uma compra. Ela avança por diversas etapas diferentes, cada uma contribuindo para o trânsito até a próxima. Ao final, acaba fechando negócio.
A jornada do cliente é um sistema utilizado para facilitar o estágio de planejamento das iniciativas de marketing de uma campanha. Afinal, é necessário desenhar estratégias distintas para pessoas diferentes em determinadas etapas da jornada. Se esse ponto for ignorado, a comunicação será ineficiente e os clientes irão se afastar.
Como funciona a jornada do cliente?
Durante toda etapa de planejamento de uma campanha inteligente, é preciso dedicar parte do tempo à criação das personas. São representações do seu público-alvo que se assemelham a gente de verdade, de modo que ajudam a direcionar os seus esforços. A partir daí, cabe a você compreender o que querem e temem essas pessoas, o que permite o desenho de uma jornada eficiente.
A jornada do cliente é dividida em três estágios:
1. Consciência
Aqui, o seu cliente em potencial ainda não sabe qual é seu problema, apenas está buscando entender melhor os sintomas que percebeu até agora. É comum realizar buscas no Google a respeito dessas situações, buscando entendê-las melhor.
Por exemplo, alguém que busca na internet uma saída para diversos erros de computador que vem sofrendo está no estágio de consciência.
2. Consideração
Agora, seu cliente já sabe que possui um problema. A partir daqui, ele tem uma ideia muito mais concreta sobre o que precisa e é capaz de encontrar conteúdo mais especializado para ajudá-lo.
Seguindo o exemplo do estágio anterior, a etapa da consideração é onde o cliente já foi educado o suficiente para entender o que buscar em um bom computador, conhecendo conceitos como memória e processador.
3. Decisão
Neste estágio, o seu cliente em potencial já tem todas as informações que precisa: sabe que possui um problema e aprendeu como solucioná-lo. Após seguir por toda a jornada do cliente, ele se torna capaz de ver que o seu produto é a solução que ele estava procurando.
Dando conclusão ao exemplo das etapas anteriores, é aqui que ele decide comprar um novo notebook.
Conforme as pessoas mudam seu comportamento, é necessário que as empresas também encontrem novas formas de trabalhar. Não faz mais sentido tratar todos os seus potenciais clientes da mesma forma, pois cada um está em uma etapa da jornada. Cabe a você desenvolver uma comunicação que atinja todos com eficiência, utilizando as informações deste modelo.
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