Saiba como otimizar os processos de comunicação interna da sua empresa

Uma comunicação interna bem alinhada pode elevar o seu negócio a um nível de eficiência que é um verdadeiro diferencial no mercado. Afinal, por meio dessa estratégia é possível criar uma cultura de aprendizado capaz de influenciar toda uma organização.

Para que isso seja possível, a troca de informações deve ocorrer de forma alinhada e eficiente, garantindo um alto comprometimento de todos os envolvidos no processo e resultando em uma alta performance no trabalho.

Está procurando uma forma de otimizar os processos de comunicação interna da sua empresa? Então acompanhe as dicas que listamos abaixo!

Implemente a política das “portas abertas”

Abra todas as portas para a comunicação. Incentive os seus colaboradores a compartilhar opiniões e veja como essa simples mudança é uma das formas mais efetivas de melhorar e motivar a comunicação no ambiente de trabalho.

Mas atenção: é preciso deixar claro que as opiniões não irão afetar o trabalho ou acarretar em nada negativo para ninguém.

Exponha os números

Considere o seguinte cenário: você recebe um e-mail pedindo que siga determinado objetivo, pois a empresa precisa completar tal meta e ponto final.

Agora, imagine que a mensagem, em vez de apenas mostrar a direção, inclui gráficos, resultados trimestrais e números que provam o crescimento da empresa. É claro que o segundo exemplo incentiva muito mais. Métricas falam mais do que palavras!

Incorpore o vídeo

Nem só de e-mails vivem os processos de comunicação interna das empresas. A tendência é trazer o poder que o vídeo tem na vida das pessoas para dentro das organizações.

O vídeo é uma solução perfeita para manter a sua equipe em dia com as mudanças da empresa. Faça vídeos curtos que vão direto ao ponto, que se pareçam mais com conversas informais ou entrevistas, e use animações.

Dê uma chance para as redes sociais

A maioria dos seus colaboradores já usam algum tipo de rede social. Por que não aproveitar isso para implantar uma rede social interna? Os benefícios podem ser imensos.

Por exemplo: incentivar a comunicação entre os setores, identificar qualidades de comunicação das pessoas, obter uma enorme fonte de informações, entre outros.

Comunique-se em todas as direções

Na maioria das empresas, a comunicação acontece de cima para baixo. Entretanto, para conseguir um real impacto, considere abrir todos os canais de comunicação para que qualquer um possa dar o feedback, tirar dúvidas ou fazer sugestões.

Essa é uma estratégia simples, mas ainda raramente vista em empresas muito tradicionais.

Publique uma newsletter

A boa e velha newsletter tem a sua importância na comunicação. Talvez exista algum colaborador da sua empresa que prefira manter o sigilo e a privacidade, e por isso, não utiliza nenhuma rede social. Mas essa mesma pessoa certamente possui no mínimo um e-mail. 

E com o seu conteúdo chegando diretamente para ele, as informações serão percebidas como algo ainda mais importante do que já são.

Agora que você viu como é possível otimizar os processos de comunicação interna da sua empresa a partir de atitudes simples, não perca tempo e coloque essas estratégias em prática.

E já que estamos falando de comunicação, deixe o seu comentário! Estamos curiosos para saber o que você tem a dizer.

Relacionado

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.