14 mar 2017 Saiba como contratar serviços de assessoria de imprensa para o seu negócio
Visibilidade, aumento de confiança, novos clientes e comunicação mais precisa. Contratar os serviços de assessoria de imprensa pode tornar as ações corporativas mais certeiras e rentáveis.
O mecanismo funciona como facilitador da comunicação entre cliente, negócio e imprensa. O assessorado pode conquistar um grau positivo de visibilidade em meio ao público. Dessa forma, é possível fortalecer ainda mais a imagem do negócio.
No post de hoje, listamos algumas informações sobre o processo de contratação dos serviços de assessoria de imprensa. Confira!
Conheça o portfólio da empresa
Antes de fechar o acordo com uma assessoria de imprensa, procure avaliar o seu portfólio. É importante entrar em contato com os cases de sucesso e, se possível, tirar dúvidas com quem tenha contratado os serviços da empresa.
Dê preferência a assessorados que possuam um perfil similar ao seu. Observe os press releases e outras ações realizadas pela assessoria, como forma de diagnosticar uma possível aplicação para o seu negócio.
Peça indicações de serviços de assessoria de imprensa
Contatos confiáveis da área de comunicação e colegas empreendedores que já estejam cobertos pelos serviços de assessoria de imprensa podem ajudar você a encontrar uma empresa que atenda às necessidades de seu negócio.
Peça indicações que cumpram alguns pré-requisitos fundamentais como adequação ao seu perfil, orçamento disponível de investimento, oferta de serviços aliados às suas demandas etc.
Saiba quais são os papeis de uma agência
Pesquise sobre as diferentes ações realizadas por uma assessoria de imprensa, antes de estabelecer contato. Ao ter uma noção global do funcionamento de uma assessoria, o esforço em achar uma que se encaixe ao perfil de sua empresa será mais bem aplicado.
Ao negociar, procure colher informações como a forma de trabalho da agência, o tempo diário destinado a cada cliente, quantos funcionários vão trabalhar nas suas demandas, dentre outras.
Avalie o custo benefício para o seu negócio
A contratação de uma assessoria pode oferecer várias vantagens. Contudo, os serviços precisam ter uma boa relação de custo-benefício, uma vez que demandam uma parcela do orçamento corporativo.
É preciso estudar a disponibilidade do seu negócio e estruturar o futuro investimento.
Destaque a importância das redes sociais
Plataformas como Facebook e Twitter são capazes de aumentar, consideravelmente, a visibilidade de uma empresa — o mesmo vale para sites e blogs.
Ao negociar com uma assessoria, é fundamental destacar a importância desses espaços para o funcionamento do plano de comunicação e, de modo geral, das ações da empresa.
Na hora de contratar os serviços, construa, junto à agência, estratégias que conectem cada uma das plataformas. Lembre-se de que, apenas por meio da simultaneidade dos conteúdos postados, é possível obter destaque na internet.
Não se deve dedicar mais à manutenção de uma plataforma em detrimento de outra. Os serviços de assessoria de imprensa devem ser integrados e contínuos. Postagens em redes sociais, por exemplo, precisam ser realizadas com regularidade.
Contrate e veja resultados
Iniciamos o post falando sobre as vantagens de ter uma assessoria de imprensa e ao longo do texto passamos algumas dicas para sua empresa fazer uma boa escolha na contratação. Agora vamos conhecer melhor os benefícios que esse serviço tem a oferecer!
Ganhe visibilidade
As estratégias utilizadas pela assessoria de imprensa e um contínuo trabalho de divulgação tornam sua empresa mais conhecida pelos meios de comunicação e pelos consumidores.
Assessores de imprensa têm um bom relacionamento com os jornalistas e sabem identificar os melhores lugares para sua marca estar presente. Além disso, uma das tarefas da agência de comunicação é criar matérias para serem publicadas na mídia, de forma que atinjam seus principais stakeholders.
Todo esse conhecimento e visão estratégica levam ao aumento da visibilidade de sua marca.
Torne-se fonte de confiança e credibilidade
Ao longo do trabalho da assessoria de imprensa, seu empreendimento passa a ser mais conhecido na mídia. Assim, é mais provável conseguir espaço em revistas, jornais, blogs, emissoras de televisão e rádio, tornando-se uma fonte de informação sobre o assunto que a empresa domina.
Quanto mais intenso o trabalho da assessoria, mais chances de obter matérias positivas na mídia.
Quando o consumidor encontra matérias positivas sobre você em lugares conceituados e por meio de conteúdos jornalísticos, você é visto como uma entidade confiável.
Um jornalista divulgando espontaneamente o seu produto ou serviço em uma matéria, agrega valor à sua marca, demonstra a qualidade de seus produtos ou serviços e fixa sua marca no mercado.
Essa credibilidade transmitida ao público estimula o surgimento de novos clientes, levando à vantagem sobre a qual vamos falar a seguir.
Aumente a receita financeira
A confiança do público na sua marca é fator decisivo na tomada de decisão de compra. Quando as pessoas enxergam sua marca como autoridade em determinado assunto, elas podem procurá-la ou indicá-la para seus amigos, na hora de realizar uma compra.
Com o surgimento de novos clientes, o retorno financeiro é uma consequência natural. Certamente, a receita de sua empresa aumentará.
Vire notícia
O trabalho da assessoria de imprensa faz com que, não só os clientes reconheçam sua marca como especialista, mas também com que os jornalistas reconheçam você dessa forma. Você será considerado uma fonte de informação em determinado segmento.
Assim, sua empresa pode ser convidada para falar em palestras, informar ou, até mesmo, tirar dúvidas sobre determinado assunto. Além disso, os jornalistas ficarão contentes em anunciar alguma novidade sobre seu produto ou serviço.
A assessoria sabe identificar quais os pontos podem render notícias e, cada vez mais, surgirão motivos para sua marca estar na mídia. É um ciclo.
Aprenda a falar com a mídia
O media training (treinamento de imprensa) também é uma das tarefas da assessoria. Esse é um treinamento que prepara os porta-vozes de sua empresa para se comunicar de maneira correta com a imprensa, em diversas situações.
São orientações para que as pessoas passem as informações adequadas, na hora de falar da marca, dar entrevistas, entre outras.
Esteja preparado para diversas situações
Todas as empresas estão sujeitas a adversidades e momentos de crises. Nessas horas, a assessoria de imprensa cumpre um papel importante. Um assessor sabe gerenciar, minimizar os danos e, até mesmo, reverter uma situação desfavorável, amparando sua empresa em um cenário desse tipo.
Em tempos de concorrência tão acirrada, ter um diferencial é fundamental. A assessoria de imprensa, a partir de um trabalho desenvolvido a médio e longo prazo, constrói a imagem que sua empresa deseja passar ao mercado. Ela coloca sua marca em evidência e contribui para o desenvolvimento da organização.
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