27 nov 2024 Quais São As Tendências Que Devem Guiar 2025?
Quando pensamos no mundo da comunicação, é natural relacionar-se com a constante evolução. Com cada inovação, é apresentado um novo cenário em que devemos repensar nossas estratégias e as formas como lidamos com nosso público.
Como profissionais da área, a pergunta que não podemos ignorar é: estamos preparados para acompanhar essas mudanças?
Com pouco mais de um mês para a chegada de 2025, é com urgência que devemos pensar nas tendências da área de comunicação. Isso se quisermos ser destaques em um mercado que está cada vez mais competitivo!
Dentre uma comunicação mais humana e a integração da tecnologia, veja quais são as expectativas para os comunicadores no ano que vem.
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Personalização profunda: o público quer ser visto!
Simples mensagens personalizadas com o nome do cliente, já não serão o suficiente. Com uma imersão na tecnologia e inúmeros conteúdos sendo publicados o tempo inteiro, é necessário fazer seu público se sentir visto, ouvido. Por isso, quando falamos de personalização aqui, é sobre de fato entender o que importa para cada indivíduo.
Algumas ferramentas de inteligência artificial já nos ajudam a mapear essas preferências, mas o desafio real está em transformar esses dados em diálogos autênticos.
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Inteligência artificial, humanizada?
Já é notória a presença das inúmeras Inteligências Artificiais (IA) em nosso cotidiano. A Alexa para automatizar a casa, ou o ChatGPT para ajudar com tarefas do usuário, são exemplos práticos de como essas IAs estão cada vez mais onipresentes.
Embora traga uma automação e forneça insights valiosos, deixar o lado humano de lado é um erro muito grave. Quando a IA fornece um trabalho sem sensibilidade, há um risco de você se distanciar do seu público, ao invés de se aproximar.
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Sustentabilidade e propósito em alta
A geração mais ativa nos meios digitais, tende a exigir mais do que produtos ou serviços. Estamos vendo uma luta pela igualdade, justiça e cuidado com a Terra, afinal, estamos vivendo mudanças climáticas nunca vistas antes.
Assim, seu público quer saber quais causas você defende, quais compromissos você assumiu. Não basta apenas dizer que se importa, mas sobre mostrar isso de forma transparente e genuína.
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Diversidade e inclusão na prática
Assim como é perceptível o cuidado do público com a sustentabilidade, também vemos a preocupação com a diversidade e inclusão na prática. Essa realidade não é mais uma “tendência”, mas sim uma expectativa básica.
Se sua empresa não abraçar esse propósito, provavelmente ela não terá tanto espaço no mercado.
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Vídeos curtos, impacto duradouro
Com a ascensão do TikTok, e até mesmo antes, com plataformas como o Vine e o Musical.ly, vimos as pessoas passando a optar pelo consumo de vídeos mais curtos.
Dessa forma, é essencial que você crie um conteúdo que, ao mesmo tempo que seja atrativo para seu nicho, também passe uma informação valiosa. Você não quer ser apenas mais um na timeline, certo?
O que essas tendências nos ensinam?
Apesar de ter trazido apenas o superficial de uma avalanche de inovações que o mercado da comunicação nos prepara, já podemos perceber que nossa atitude deve deixar de ser técnica para se tornar mais estratégica, mais humana.
Aqui na Interface Comunicação, acreditamos que o verdadeiro desafio está em equilibrar inovação e autenticidade. Precisamos usar as ferramentas mais modernas sem perder de vista o que nos conecta: nossa capacidade de ouvir, entender e transformar histórias em ação.
E nossa equipe está ativa na busca pelo aprendizado e uso dessas inovações!
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