27 set 2017 Por que acompanhar o clipping direciona a estratégia de comunicação?
Você sabe o que é clipping? Utilizada há muito tempo para acompanhar a repercussão de uma empresa na mídia, essa é uma prática importante que até hoje faz parte da rotina dos profissionais de comunicação de agências e empresas.
Um bom clipping pode gerar informações essenciais para orientar melhor a estratégia de comunicação, dando base para tomadas de decisão mais acertadas e permitindo alcançar os resultados planejados.
Quer entender a importância disso para o seu negócio? Continue a leitura e veja as informações que listamos para você:
O que é o clipping?
O clipping nada mais é do que a prática de monitorar tudo que é dito sobre determinada empresa na mídia, seja por meio de releases produzidos pela própria assessoria de comunicação ou por menções espontâneas.
Na atividade do clipping entram as mais diferentes mídias: impressa, televisiva, radiofônica e online. O ideal é que a clipagem tenha uma periodicidade definida para facilitar o monitoramento, podendo ser diária, quinzenal, mensal ou outra.
Por que acompanhar o clipping?
Saber o que andam falando da sua empresa é fundamental, não é mesmo? E essa é a essência do clipping: verificar como está sua reputação para poder planejar o que fazer para mantê-la em alta ou para melhorá-la no mercado.
Além disso, por meio do clipping, você também pode mensurar em que medida suas ações de comunicação (releases, marketing de conteúdo, dentre outros) estão surtindo o efeito esperado.
Agora que você já entendeu porque deve acompanhar o clipping, conheça algumas vantagens da clipagem para as estratégias de comunicação.
Principais benefícios do clipping para a comunicação
Ter um diagnóstico preciso do posicionamento da empresa e mensurar o alcance da marca
Saber como sua marca está se saindo no mercado é fundamental para o planejamento de novas estratégias de comunicação. Afinal, ela precisa se sobressair em relação à concorrência e a comunicação tem um papel importante nesse quesito.
E, a partir do clipping, é possível avaliar essa exposição que sua empresa possui no mercado.
Extrair resultados quantitativos e análises qualitativas
O material coletado pelo clipping gera informações importantes, que podem ser sistematizadas em relatórios com análises quantitativas e qualitativas. É possível, por exemplo, identificar em quais editorias sua empresa tem mais visibilidade, quais os tipos de abordagem mais comuns e se elas são positivas ou negativas.
Tais análises podem gerar diagnósticos estratégicos, baseados em insights de Inteligência de Mercado.
Tomar decisões em processos de gestão ou de relacionamento com público e imprensa
O clipping contribui também para o direcionamento estratégico de sua empresa, uma vez que as análises dos resultados podem indicar o que está dando certo e também algum erro que precisa ser consertado.
Com os resultados do clipping em mãos, você poderá tomar decisões mais assertivas em relação à equipe, ao público e à imprensa. O que tem chamado mais atenção do público? Que tipo de conteúdo emplaca mais na mídia? Essas são questões que a análise sistematizada do clipping pode responder.
Traçar formas de destacar a empresa no mercado
Ter destaque em um mercado cada vez mais competitivo é o que toda empresa quer. Ao possibilitar a mensuração da repercussão da sua empresa na mídia, o clipping também contribui para você planejar ações que façam seu negócio se destacar em relação a outros do mesmo ramo.
Por isso, é muito comum fazer o monitoramento também da concorrência. Saber o que andam falando de empresas que oferecem os mesmos produtos e serviços que a sua é fundamental para o bom planejamento de estratégias.
Já deu para perceber a importância do clipping para o bom andamento dos negócios, não é? A clipagem é uma atividade tão estratégica que vale a pena investir em empresas especializadas para implementá-la no seu negócio. Quer uma mãozinha para começar? Confira os soluções que oferecemos!
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